Pelas 10 horas da manhã, Hilmer Johansson, sales manager da empresa, conduziu para a rua o Volvo ÖV4 que ficaria conhecido como “Jakob”, um descapotável azul-escuro com motor de 4 cilindros. A carroçaria era construída sobre um quadro de madeira de faia e freixo, coberta com folha metálica e estava disponível nesta única combinação de cores, azul-escuro com guarda-lamas pretos.
85 anos mais tarde, nesse mesmo dia Stefan Jacoby, então presidente e CEO da Volvo Car Corporation, e Olof Persson, Presidente e CEO do Grupo Volvo reproduziram esse mesmo momento ao volante do mesmo Volvo ÖV4, o primeiro de todos, agora uma relíquia do museu da Volvo.
Relacionadas:
- Volvo V60 estreia inovador sistema de segurança
- Volvo S60. Primeira imagem sem camuflagem
- Imagens oficiais: esta é a nova Volvo V60
- Polestar 1 já tem 35 interessados em Portugal
O ano passado, a Volvo Cars não deixou a data passar em claro tendo assinalado, a 14 de Abril, o início da produção do novo Volvo XC60 na sua fábrica de Torslanda, em Gotemburgo.
14 de Abril não foi o dia de constituição da empresa, nem o dia em que surgiu a ideia, nem tão pouco o dia em que construímos um qualquer motor, foi sim o momento em que o primeiro Volvo saiu do portão da fábrica de Lundby, em Gotemburgo. O primeiro Volvo a rolar na estrada.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS - ÖV4
Variantes: ÖV4 TV (Pick up) Chassis do ÖV4;
Produção: 1927-1929;
Volume: 275 unidades;
Tourer aberta ou sob a forma de chassis;
Motor: 4 cilindros em linha com válvulas laterais
1944 cm³; 75x110 mm; 28 cv às 2000 rpm.
Deixe o seu comentário