O incrível achado foi descoberto pela casa de leilões Bonhams em Gent, na Bélgica, quando foi chamada para avaliar uma garagem de um colecionador recentemente falecido, de apelido Schepens.
O especialista enviado pela Bonhams encontrou um Ferrari 308 GT4, um Jaguar E-Type da primeira série, um Wolseley (fabricante britânico que existiu entre 1901 e 1975), um Citroen, um Corvette e, a verdadeira jóia da coleção, um Jaguar XK140, com número de chassis S 814 286 – com carroçaria do desenhador e carroçador italiano Michelotti, do qual estima-se que tenham sido feitas apenas duas ou três unidades.
O modelo original, de cor creme e com um interior em dois tons azul, foi entregue a Jeanne Gaymard em junho de 1955, que embora residisse em Paris, matriculou o carro no departamento francês de Haute-Vienne.
"No entanto, em 1957 o carro esteve envolvido num grave acidente, que deixou a dianteira gravemente danificada", conta o historiador francês da Jaguar, Bernard Viart. “A carroçaria não tinha reparação, então havia necessidade de uma nova carroçaria. Esta foi a razão pela qual foi enviado para Michelotti em Turim”, explica.
Em 1960 ou 1961, o carro recebeu a nova carroçaria. Apenas dois ou três XK140 terão recebido o mesmo estilo de carroçaria, e Michelotti redesenhou um acidentado D-type em 1963.
Relacionadas:
Mas há mais particularidades neste carro que apenas a carroçaria. Foi entregue novo com uma cabeça de cilindros e a saída de escape lateral do C-type, ambas ainda visíveis nas fotos.
Em 1979, o carro trocou de mãos e foi justamente Bernard Viart quemavaliou o veículo em nome de outro colecionador, Roland Urban, que levou o Michelotti XK140 para a sua coleção. Na garagem de Schepens, ele acabou em 1999, quando o comprou um salão de clássicos em Bruxelas e, embora recentemente pretendesse restaurá-lo, morreu antes mesmo de começar a pintar a carroçaria.
Agora, a Bonhams vai levar toda a coleção a leilão (o valor reverterá para uma associação de protação animal de Gent), embora isso seja feito em diferentes eventos. O Michelotti XK140 será vendido em 13 de maio no Mónaco, enquanto o restante dos veículos irá a leilão a 1 de setembro em Hampshire, no Reino Unido.
Deixe o seu comentário