Ford Focus revelado!

Este é o novo Focus, acabado de “desbloquear” pela Ford, Chega em outubro

Luis Neves 10/04/2018 Noticias

A Ford acaba de apresentar a nova geração do Focus, um dos seus modelos mais importantes. O familiar compacto, que estará à venda a partir de outubro, será lançado em três carroçarias: berlina de cinco portas, a carrinha (Wagon), disponível novembro, e a nova variante Active, com ar mais "aventureiro", esperada já em 2019.

Em Portugal, os níveis de equipamento arrancam no Trend, seguindo-se o Titanium, o desportivo ST-Line e o luxuoso Vignale, sendo o Active um nível específico desta variante ao melhor estilo "Allroad".

Estarão disponíveis dois motores a gasolina e outros tantos Diesel. A gasolina a estrela será o tricilíndrico 1.0 EcoBoost, com 85, 100 e 125cv, mas haverá também o novo 1.5 EcoBoost de 150 e 182 cv. Nos Diesel, o 1.5 terá versões de 95 e 120cv, enquanto o 2.0 estará disponível com 150 cv.

As distintas versões de gama assumem particularidades como, no caso da opção Vignale, cromados em cetim, uma grelha exclusiva e outros apontamentos. Já o Focus ST-Line apresenta uma estética mais agressiva com um difusor traseiro e um spoiler no tejadilho. Tem também uma suspensão desportiva 10mm mais baixa.

Em relação à Active, de realçar a suspensão 30mm mais alta, a inclusão de proteções nos guarda-lamas e o para-choques com zonas sem tinta – estando disponível nas variantes de carrinha e de cinco portas.

Por dentro tudo é novo, agora muito mais simples, apenas com os comandos da climatização ainda controlados pelos tradicionais botões. O resto está concentrado no ecrã tátil de 8 polegadas do sistema Sync 3.

Na consola central há uma base de carregamento por indução (sem fios) para os "smartphones" que estiverem preparados para essa tecnologia e o comando do travão de mão elétrico. Salta ainda à vista os acabamentos em madeira e bancos revestidos em pele para a versão Vignale, ou os apontamentos que replicam o efeito de fibra de carbono e o bordado vermelho da ST-Line. As superfícies na Active são mais rugosas e materiais em tecido.

A plataforma é nova (a distância entre eixos cresceu 53 mm, aumentando o espaço disponível), permitindo uma redução no peso, entre 50 e 88 kg, dependendo das versões. A grande novidade encontra-se na suspensão, que conta com amortecedores de dureza variável, DCC.

Relacionadas:

No capítulo da tecnologia destaque para os sistemas de auxílio à condução – em especial o de nível 2 de condução autónoma – o Active Park Assist 2, o sistema de Assistência Pre-Colisão com detetor de pedestres e ciclistas e o de travagem pós-colisão, o sistema de deteção de presença nos ângulos mortos, e o alerta ‘Wrong Way’, entre outros.

A conetividade melhorou com o FordPass Connect. Ressalva-se ainda a direção elétrica com compensação, e o novo ESP com vetorização de binário.

Quanto a preços, só mais próximo da data de lançamento é que serão conhecidos, embora não se espere grandes alterações aos que são atualmente praticados.

Deixe o seu comentário