Um mês depois da Mercedes-Benz mostrar o novo Classe E, a BMW responde com o novo Série 5, que estará à venda a partir de outubro e far-se-á acompanhar pelo elétrico i5. A gama manterá motorizações a gasolina, gasóleo e híbridas Plug-in.
Com 5060 mm de comprimento, o novo Série 5 ultrapassa os 5 metros de comprimento, tendo crescido 9,7 centímetros, o que lhe permitirá oferecer um interior com mais espaço, onde se destaca o ecrã “Curved Diplay” no topo do tablier que combina o painel de instrumentos de 12,3 polegadas e sistema multimédia (14,9 polegadas) em dois monitores contíguos horizontais.
Por outro lado, o novo Série 5 mantém a alavanca seletora de velocidades, mas apresenta um novo iDrive. Além disso, o head-up display possui realidade aumentada e estreia os videojogos a bordo graças a uma tecnologia denominada “Air Console”.
Ainda em termos de estreia, destaque para a mudança assistida de faixa, que permite ultrapassagens solicitadas pelo próprio veículo mediante confirmação do condutor com apenas um olhar ao espelho retrovisor exterior.
Em relação à gama, o Série 5 conta com mecânicas mild hybrid a gasolina e Diesel, com destaque para os “tradicionais” 520d de 197 cv e o 520i de 208 cv. O primeiro acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,3 segundos, enquanto o 520i cumpre o mesmo exercício em 7,5 segundos.
Em 2024, a gama será reforçada com duas motorizações híbridas Plug-in e uma a gasóleo, de seis cilindros, possivelmente um 530d.
Já disponível encontra-se a gama elétrica i5, disponível em duas versões, o i5 eDrive40 e o i5 M60 xDrive, ambos equipados com uma bateria de 81,6 kWh de capacidade, suficiente para o anúncio de autonomia entre 497 e 582 km, respetivamente.
As diferenças não se ficam pela autonomia, uma vez que o i5 eDrive40, com motor elétrico único nas rodas traseiras, anuncia 340 cv e 430 Nm (6 segundos de 0 a 100 km/h e 203 km/h de velocidade máxima).
Já o i5 M60 xDrive conta com dois motores elétricos a assegurar a tração integral e 517cv (601cv no modo “My Mode Sport”) e 820 Nm. É capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcançar (limitados) 230 km/h de velocidade máxima. Conta com funções M Sport Boost e M Launch Control.
A partir de 62.500 euros
A BMW Portugal já definiu os preços para o mercado nacional. Assim, o 520i tem preços a partir dos 62.500 euros, enquanto 520d está disponível a partir de 65.750 euros (520d xDrive por 68.250 euros). Também os preços da gama i5 são já conhecidos. O i5 eDrive40 tem preços a partir de 77.000 euros, ao passo que o i5 M60 xDrive começa nos 116.500 euros.
Deixe o seu comentário