V8 de 590cv para o Maserati Levante Trofeo

Motor Ferrari para o mais potente dos Maserati Levante

0 aos 100 28/03/2018 Noticias

A Maserati revelou no Salão de Nova Iorque o primeiro Levante desenvolvido em torno de um motor V8. Trata-se do Levante Trofeo, um SUV capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos e alcançar uma velocidade máxima superior a 300 km/h.

Concorrente de modelos como o Porsche Cayenne Turbo, Mercedes-Benz GLE 63 ou BMW X6 M, o Levante Trofeo está equipado com motor V8 Twin Turbo de 3,8 litros, que disponibiliza 590 cv às 6250 rpm, e um binário máximo de 730 Nm entre as 2250 e as 5000 rpm. Como todos os motores a gasolina da Maserati, é montado pela Ferrari em Maranello, Itália.

Graças à relação peso/potência de 3,6 kg/cv, necessita de apenas 3,9 para alcançar os 0 aos 100 km/h, e de somente 34,5 metros de distância de travagem para voltar a imobilizar-se.

Conta com o sistema de tração integral Q4 Intelligent All-Wheel Drive e estreia um modo de condução “Corsa", com funcionalidade Launch Control, adicional aos já existentes modos Normal, I.C.E., Sport e Off Road.

Relacionadas:

O modo de condução “Corsa” melhora ainda mais a resposta do motor, e abre as válvulas de escape, em aceleração, ao mesmo tempo que proporciona passagens de caixa mais rápidas, níveis de altura da suspensão pneumática mais baixos, e interage com os sistemas de Controlo de Tração e ESP para maximizar o prazer de condução. 

“É a prova de que, quando se joga com os elementos, consegue criar-se a tempestade perfeita”, afirma Tim Kuniskis, CEO da Maserati. “No caso do Trofeo, os engenheiros e designers de Modena sabiam que os parâmetros da transmissão eram mais do que suficientes para lidar com a potência adicional, e também sabiam que a Maserati teria acesso aos melhores motores do mundo. Por isso, estiveram à altura do desafio de fazer do melhor SUV de luxo, também, um dos mais velozes”.

Por fora, o Levante Trofeu distingue-se por detalhes como as jantes “Orione” em alumínio forjadas de 22 polegadas – as maiores alguma vez instaladas num Maserati –, disponíveis nos acabamentos polido e mate.

Destaque ainda para as tomadas de ar laterais na secção dianteira inferior, agora, com um desenho mais agressivo, as lâminas laterais em fibra de carbono e um splitter em fibra de carbono.

A traseira também parece mais larga e mais musculada, com um elemento horizontal em fibra de carbono mais afilado, e um extrator inferior na cor da carroçaria, que envolve as quatro ponteiras de escape ovais.

No interior, os bancos dianteiros contam com uma superior pele natural “Pieno Fiore” de flor integral, disponível em preto, vermelho e castanho, sempre com pespontos contrastantes e o logótipo “Trofeo” bordado nos encostos de cabeça.

Novas aplicações e patilhas de comando da caixa em fibra de carbono mate, gráficos específicos do painel de instrumentos, tapetes com emblemas Trofeo em metal e um relógio Maserati com um mostrador único sublinham o caráter desportivo deste Levante. 

A produção do Levante Trofeo tem início este verão na renovada fábrica da Maserati em Mirafiori (Turim), Itália.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'