A nova Volvo V60, modelo que chega a Portugal já em abril, vai estrear um novo sistema de segurança que dá pelo nome de “Oncoming collision mitigation by braking”, que é capaz de detetar veículos que se dirigem contra a V60 em contramão.
Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a viatura e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito dessa colisão.
A nova carrinha sueca, que tem por base a nova plataforma SPA da Volvo (Scalable Product Architecture) utilizada nos modelos da Série 90 e no novo XC60, vem equipada com um avançado pack, combinando sistemas de segurança ativa e passiva.
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Além do “Oncoming collision mitigation by braking” a carrinha conta com a Safety Cage (combina várias qualidades de aço e alumínio), o “Oncoming Lane Mitigation” (ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem) e o “Lane Keeping Aid” (redireciona de forma suave o carro para a sua trajetória se perceber que está prestes a invadir inadvertidamente uma via de circulação diferente da sua).
A lista prossegue com o “Run-off road Mitigation” (sistema capaz de detetar uma saída involuntária de estrada), o já conhecido BLIS (usa sensores de radar na parte traseira do carro para monitorizar o ambiente envolvente e detetar se os veículos entraram no seu ângulo morto ou se estão a aproximar rapidamente por trás), o “Driver Alert Control” (alerta o condutor caso este fique sonolento ou desatento ao volante, e o Pilot Assist (permite condução semiautónoma até 130 km/h em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente), entre outros.
Veja como funciona o “Oncoming collision mitigation by braking”:
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