Ford lança Puma ST com motor 1.0 EcoBoost de 170cv

Nova versão junta-se à versão original animada pelo motor 1.5 Turbo de 200 cv e caixa manual.

0 aos 100 08/03/2023 Noticias

A Ford criou uma nova versão desportiva ST para o Puma, agora baseada numa evolução da mecânica 1.0 EcoBoost e na caixa automática Powershit de 7 velocidades, com 170cv.

Este Puma ST Powershit, que se junta à versão original animada pelo motor 1.5 Turbo de 200 cv e caixa manual, está equipado com o pequeno motor 3 cilindros e de apenas 1 litro de capacidade, capaz de desenvolver 170 cv (até agora, não passava dos 155 cv) e 248 Nm de binário disponíveis às 3000 rpm.

É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos, e alcançar uma velocidade máxima de 210 km/h. O consumo médio anunciado é de 6,3 litros aos cem e emissões de 144 g/km.

“O motor EcoBoost de 1,0 litros, distinguido com vários galardões, apresenta-se combinado com uma transmissão Ford Powershift de dupla embraiagem, com sete velocidades, com comando por patilhas, conjugando uma experiência de condução dinâmica com a facilidade de utilização no quotidiano”, sublinha Stefan Muenzinger, Diretor da Ford Performance Europa.

A sigla ST é justificada e sublinhada com a introdução de uma barra de torção no eixo traseiro com rigidez incrementada em 50%, bem como barras anti-aproximação à frente e atrás, não faltando as molas com vectorização de força e aplicadas nos amortecedores Hitachi conhecidos da variante mais potente.

Também específica é a relação de desmultiplicação da direção (cerca de 25% mais direta face às versões normais do Puma), com o eixo dianteiro motriz servido por controlo de vectorização de binário.

Os discos de travão dianteiros são de 325 mm, ou seja, 17% maiores. Quando acionado o modo de condução Sport, não falta ao novo Puma ST Powershit sonoridade reforçada através da abertura da válvula de escape ativa.

Por fora, o Puma ST Powershit estreia a cor Azura Blue e destaca-se também pelas jantes de 19 polegadas com acabamento específicos (Magnetite), difusor aerodinâmico (splitter) Ford Performance integrado no para-choques dianteiro, spoiler de tejadilho traseiro e um difusor traseiro exclusivo.

No interior, os destaques do equipamento de série incluem bancos desportivos desenvolvidos pela Ford Performance com acabamento em couro sintético Sensico, base de carregamento wireless, para-brisas aquecido Quickclear, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limpa para-brisas com sensor de chuva, modem FordPass Connect, 7 e sistema de comunicação e entretenimento Ford SYNC 3, 8 compatível com Apple CarPlay e Android Auto™.  

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Citroen C3 Aircross. Muito mais que um SUV urbano
Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas