Novo Honda Civic Type R apresentado no Circuito do Estoril

Primeiras 10 unidades alocadas ao mercado nacional já foram todas vendidas

0 aos 100 01/12/2022 Noticias

O último Honda sem qualquer tipo de eletrificação, o novo Civic Type R, está por estes dias “a queimar borracha” no Circuito do Estoril, na apresentação à imprensa internacional.

A nova máquina de sensações do construtor nipónico mantém os predicados mais desejados pelos entusiastas da sigla “Type R”, nomeadamente a caixa manual e a transmissão às rodas dianteiras (em lugar da tendência da tração às quatro rodas).

O motor é uma evolução do motor 2.0 turbo VTEC a gasolina do anterior Type R, com 329cv às 6000 rpm e 420 Nm de binário (mais 9cv e 20 Nm que o anterior Civic Type R).

É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos (três décimas mais rápido) e alcançar os 275 km/h de velocidade máxima (mais 3 km/h).

Em comparação com os principais concorrentes de tração dianteira, entre os quais o Cupra León VZ (300cv), o Hyundai i30 N (280cv), o Ford Focus ST (280cv), o Renault Mégane RS (300cv) e o Volkswagen Golf GTI Clubsport (300cv), o Honda é o mais rápido a acelerar dos 0 aos 100 km/h e o que alcança uma velocidade mais elevada.

É certo que há modelos de potência semelhante mais rápidos em aceleração, mas contam com tração às quatro rodas: Audi S3 Sportback (310cv e 4,8s) e Volkswagen Golf R (320 ou 333cv e 4,6s).  

O consumo médio anunciado é de 8,2 litros aos cem (186 g/km de emissões de CO2). Estão disponíveis os modos de condução Comfort, Sport e +R, que afetam o desempenho e resposta do motor, suspensão, direção e sonoridade emitida pela mecânica.

Veja ainda:

Ativando o modo +R, indicado para condução em circuito, é possível desativar o controlo de tração e o controlo de estabilidade (para isso é necessário pressionar o botão "VSA" por cinco segundos).

Os preços para Portugal ainda não são oficialmente conhecidos, mas 72 horas bastaram para a Honda “despachar” as 10 unidades alocadas ao mercado nacional do novo Civic Type R.

Em relação ao tempo do novo Civic Type R no circuito do Estoril, para já não é conhecido, mas acreditamos que seja em breve revelado pela Honda.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Pub