A 9 de novembro, a Volvo vai desvendar o seu novo SUV topo de gama elétrico, o EX90, que marcará o início de uma nova era para o construtor sueco, que ambiciona fabricar exclusivamente modelos elétricos a partir do ano de 2030, abandonando completamente a produção de motores de combustão interna.
Até agora, a empresa sueca não foi muito explícita sobre o plano de lançamentos, embora tenha publicado alguns teasers dos seus próximos modelos. Contudo, o registo e filtragem de até 14 nomes comerciais para os seus próximos elétricos permite elaborar um esboço do que está para vir.
A gama vai arrancar com o EX30, um SUV compacto, irmão do smart #1, com o qual partilhará a plataforma SEA da Geely. O facto de não se chamar EC30 ou EXC30 pode indicar que será um modelo tipo crossover, a meio caminho entre um hatchback e um SUV.
Acima estará a gama compacta (segmento C): ES40, EV40, EC40, EXC40 e EX40. Enquanto o ES40 e o EV40 serão uma berlina e uma carrinha, respetivamente, o EC40 e o EXC40 serão equivalentes aos atuais C40 Recharge e XC40 Recharge. Assim como no EX30, a natureza do EX40 não é totalmente clara.
Se subirmos um degrau (segmento D), veremos que a empresa também registou os nomes ES60, EV60, EXC60 e EX60. Novamente, os três primeiros serão uma berlina, uma carrinha e um SUV destinados a substituir os atuais S60, V60 e XC60, enquanto o formato do quarto modelo permanece ainda um mistério.
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No segmento E, a Volvo terá os modelos ES90, EV90, EXC90 e EX90. A estrutura é exatamente a mesma das famílias compactas e médias. O EXC90 utilizará a nova plataforma SPA2, já vista no Polestar 3, que contará com sistema de 800 volts. Este modelo pode alcançar os 700 km de autonomia WLTP.
É importante observar que o fato de a Volvo ter registado todas essas nomenclaturas não significa necessariamente que usará todas; na verdade, tudo aponta para o facto de que alguns de seus modelos familiares (V60, V90) desaparecerão nos próximos anos devido à crescente procura por SUV’s.
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