Pare, escute e veja: este é o SUV da Ferrari

Purosangue tem portas panorâmicas e motor V12 atmosférico sem qualquer tipo de eletrificação

0 aos 100 13/09/2022 Noticias

A combinação menos esperada, pelo menos para os mais acérrimos entusiastas da Ferrari viu finalmente a luz do dia: um SUV Ferrari. O Purosangue apresenta-se como o primeiro Ferrari com quatro portas e quatro lugares, mas sobretudo o primeiro verdadeiro SUV superdesportivo.

Com 4,973 m de comprimento e 2,028 m de largura, o Purosangue tem apenas 1,589 m de altura, e pesa mais de 2 toneladas (2033 kg), o que não o impede de ultrapassar os 310 km/h de velocidade máxima, e fazer o 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos (10,6 s até aos 200 km/h).

A responsabilidade destes números é do V12 atmosférico de 6,5 litros, sem qualquer tipo de eletrificação, a debitar 725 cv às 7750 rpm e um máximo de 716 Nm obtidos às 6250 rpm.

Tudo transmitido às quatro rodas por intermédio de uma caixa de velocidades automática de 8 velocidades F1 DCT. A suspensão é ativa com amortecimento controlado eletronicamente para garantir a (melhor) essência dinâmica.

“É um carro extremamente relevante para a marca. Um Ferrari cem por cento desportivo, em que nada se impõe ao desempenho, com um desenho distinto e peculiar, diferente dos demais, e em que cada componente utilizado deve ser perfeito para os seus objetivos”, sublinhou Enrico Galliera, diretor de vendas e marketing da marca italiana.

Veja ainda:

No interior, saltam à vista dois “painéis de instrumentos”, um para o condutor e outro para o passageiro, que tem direito a um ecrã digital de 10,2 polegadas onde se pode ver todos os parâmetros de desempenho do veículo... ou controlar o sistema de áudio (um equipamento premium da Burmeister que vem de série), gerando um efeito estético inovador.

Também o acesso ao interior é distinto, com portas traseiras de abertura invertida, tipo Mazda RX-8 ou Mini Clubman, por exemplo embora mantenha o pilar B por motivos de robustez.

“Começamos a pensar em criar um carro sem pilar B, mas era impossível pela rigidez e porque aumentava o peso do carro. por isso mantivemos o efeito de visão panorâmica do interior que se consegue com este tipo de porta, além de nos permitir manter uma distância entre eixos mais curta" [o que resulta em melhor dinâmica], explica Flavio Manzoni.

O Ferrari Purosangue estará disponível durante o segundo trimestre de 2023, sabendo-se apenas que o preço base em Itália é de 390 mil euros.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub