Opel Astra Sports Tourer (também) tem tubarões

Culto dos tubarões da Opel estende-se ao novo Astra Sports Tourer

0 aos 100 16/08/2022 Noticias

Tudo começou com a ideia brilhante de um menino. Numa tarde de domingo em 2004, o designer Dietmar Finger estava em casa a trabalhar num esboço para um novo Corsa. Ele estava a desenhar um simples painel do porta-luvas que é na sua maioria invisível porque está escondido pela porta fechada do passageiro.           No entanto, quando o porta-luvas é aberto, este painel deve assegurar estabilidade, o que consegue através de reforços integrados na superfície plástica. Finger estava a desenhar esses reforços quando o seu filho olhou para o esboço e disse: "Porque não desenhas simplesmente um tubarão?”

"Por que não?" pensou o designer, dando a esses reforços a sua forma característica!

O Diretor de Design do Corsa na altura, Niels Loeb, ficou imediatamente convencido pela ideia. O tubarão no porta-luvas entrou em produção em série e a "Opel Shark Story" começou. Depois surgiu o Zafira, onde Karim Giordimaina, então responsável pelo design de interiores, escondeu três tubarões no habitáculo do monovolume compacto. Seguiram-se mais, primeiro no Opel Adam, depois o Astra e outros modelos como o Crossland e o Grandland.

Veja ainda:

Entretanto, cada Diretor de Design de interiores colocou um ou dois tubarões dentro de um novo modelo Opel. A localização exata permanece sempre secreta, mesmo da Direção de topo de Design. O peixe fica, portanto, escondido até ao lançamento, o que torna interessante a sua procura pelos amantes do tubarão, tanto dentro como fora da empresa.

O culto do tubarão está programado para continuar com os futuros modelos Opel. É o caso do Astra Sports Tourer, que acolhe vários tubarões, um perto da frente, um na zona traseira e outros em locais menos usuais.

"Os pequenos tubarões escondidos no novo Opel Astra e Sports Tourer mostram o amor dos nossos 'designers' pelos mais pequenos pormenores", disse o Diretor de Design, Karim Giordimaina. "Os nossos clientes podem sentir esta paixão e, entretanto, os tubarões da Opel tornaram-se um culto. Isto também demonstra como a marca Opel é tão próxima das pessoas".

A carrinha Astra, de resto, já está disponível em Portugal, com motores a gasolina, gasóleo e híbrida Plug-in. Os preços começam nos 26.760 euros para o Astra Sports Tourer 1.2 Turbo a gasolina de 130 cv, estando o acesso à motorização Diesel 1.5 Turbo D, também de 130 cv, a arrancar nos 30.260 euros.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída