A Ford está a desenvolver um protótipo de posto de carregamento robotizado com o objetivo de facilitar as operações de carregamento a utilizadores idosos, com mobilidade reduzida ou com deficiências. O sistema pode ser operado através do smartphone a partir do interior do veículo.
Atualmente, os investigadores da Ford estão a testar o posto de carregamento robotizado em situações da vida real. Uma vez ativada, a tampa do posto abre-se e o braço de carregamento estende-se até à ficha de entrada de alimentação com a ajuda de uma pequena câmara.
Veja ainda:
Nos testes, os condutores puderam monitorizar o estado da carga através da aplicação FordPass. Após a carga, o braço recolhe novamente para o seu lugar.
No futuro, o posto de carregamento robotizado, feito à medida pela Universidade de Dortmund, na Alemanha, poderá ser instalado em lugares de estacionamento para deficientes, em parques de estacionamento ou em casas particulares. Outras aplicações poderam incluir o carregamento rápida e eficiente de frotas empresariais.
A tecnologia poderá também suportar um carregamento mais potente para carregar veículos em menos tempo.
“A Ford está empenhada em assegurar a liberdade de movimento e, neste momento, reabastecer ou carregar o seu veículo pode ser um grande problema para alguns condutores. A estação de recarga robotizada pode ser uma comodidade acrescida para algumas pessoas, mas absolutamente essencial para outras”, afirmou Birger Fricke, engenheiro de investigação, Centro de Investigação e Inovação, Ford Europa.
Deixe o seu comentário