Tecnológica portuguesa cria arte digital para o interior dos BMW

Critical TechWorks desenvolve novo Digital Art Mode e relógio digital QlockTwo

0 aos 100 20/07/2022 Noticias

A BMW vai integrar arte digital no interior dos seus veículos, através do Digital Art Mode e do relógio digital QlockTwo, desenvolvidos pela Critical TechWorks – uma joint venture criada pela marca germânica em parceria com a portuguesa Critical Software.

“Estas soluções pretendem criar uma experiência imersiva única a nível visual, auditivo e digital para os seus condutores”, refere a empresa portuguesa em comunicado.

O conceito é baseado na proposta do novo modo de condução Digital Art que permite ao condutor personalizar a forma de conduzir mediante os seus interesses e preferências, com imagens dinâmicas projetadas nos vários ecrãs e painéis de controlo do veículo, acompanhadas por cores e sons ambientes.

Rui Salabert, Chief Technical Officer da Critical TechWorks, explica que “se o carro se assume cada vez mais como uma casa sobre rodas, então faz todo o sentido pensar em como podemos trazer a vivência da arte para dentro dele. O Digital Art Mode vem criar uma experiência emocional aliada à inovação funcional que temos vindo a desenvolver. Este é mais um modo que disponibilizamos aos condutores BMW que procuram uma experiência única, onde podem desfrutar do seu BMW enquanto peça de arte imersiva que lhes desperta sentidos e emoções”.

Esta visão artística é reforçada com a versão digital do relógio QlockTwo, no qual diferentes palavras iluminam-se para criar frases e apresentar as horas, como qualquer pessoa responderia caso lhe fosse perguntado.

Disponível em 16 línguas, o Qlocktwo adapta-se também às particularidades de cada uma, indicando por exemplo que “são onze menos dez” ou “são dez e cinquenta”.

Veja ainda:

Ricardo Loureiro, Product Owner da Critical TechWorks, revela que “esta é a primeira peça de arte física integrada digitalmente nos veículos BMW. O QlockTwo continua a ser uma referência do design a nível internacional e chega agora a um público mais alargado, enquanto os condutores tiram partido da sua forma tão singular de indicar as horas. Mais que funcional, esta integração vem reforçar a estética diferenciadora que a BMW oferece, criando uma forma de mostrar o tempo numa nova dimensão”.

Para Massimo Senatore, Managing Director do BMW Group em Portugal, “este é mais um exemplo de como Portugal tem um papel ativo na inovação tecnológica do BMW Group em todo o mundo, criando funcionalidades que refletem o espírito premium da marca e enriquecem ainda mais a experiência de condução”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub