Galp e ANA criam o maior 'hub' de carregamento em Portugal

Projeto permitirá carregar dez viaturas em simultâneo

0 aos 100 15/07/2022 Noticias

A Galp e a ANA – Aeroportos de Portugal, S.A. anunciaram a criação de uma parceria que pretende colmatar a falta de carregamento universal de veículos elétricos nos parques públicos do Aeroporto de Lisboa. O projeto integrado na rede Mobi.E será, quando concluído, o maior hub de carregamento ultrarrápido do país e permitirá que dez viaturas sejam carregadas ao mesmo tempo.

O projeto incluirá ainda uma infraestrutura de carregamento pública, de acesso universal, integrada na rede Mobi.E, que conta com 41 tomadas de carregamento VE normal (AC) e uma tomada de carregamento rápido VE (DC). Estas estão instaladas ao longo dos 13 parques de estacionamento do aeroporto da capital, e já se encontram operacionais.

Além destas, somam-se mais 48 pontos de carregamento privado para o Grupo ANA nos seus parques de estacionamento, informa o comunicado, que serão operados por uma das soluções tecnológicas de gestão e monitorização das infraestruturas de carregamento (chamado Plataforma Galp), que a empresa disponibiliza aos privados.

Veja ainda:

O protocolo assinado entre as duas empresas prevê a colaboração durante os próximos dez anos. “Para a Galp, este é um novo passo no caminho da inovação e liderança, que a empresa tem apresentado no mercado de mobilidade elétrica, reforçando a sua liderança através do lançamento e expansão de serviços e redes de carregamentos para veículos elétricos”, assinala a empresa.

Por sua vez, a VINCI Airports, empresa-mãe da ANA, sublinha que a instalação do hub “sustenta o objetivo de descarbonizar toda a cadeia de mobilidade”.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub