Hyundai Vision N 74: um 'muscle car' a hidrogénio

Elétrico alimentado a hidrogénio debita 680cv e promete causar sensação

0 aos 100 15/07/2022 Noticias

A reedição de modelos clássicos e respetiva inspiração estética é essencial para os elétricos, onde a emoção inabalável de um motor de combustão desapareceu e, pelo menos, pode ser substituída por um estilo espetacular. É precisamente isso que inspira o Hyundai N Vision 74, criado como uma interpretação moderna do Pony da década de 1970.

SangYup Lee, designer-chefe da Hyundai, explica que o Vision N 74 é o resultado da união de dois projetos diferentes. Por um lado, a empresa coreana queria testar uma mecânica de hidrogénio de alta performance; por outro, pretendia também celebrar o legado do protótipo Hyundai Pony Coupe de 1974, desenhado por Giorgetto Giugiaro.

“O design orientado para o futuro da N Vision 74 reflete o respeito e o apreço que temos pela dedicação e a paixão dedicadas ao concept Pony Coupe", disse SangYup Lee, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Centro de Design da Hyundai.

O resultado é um “muscle car” elétrico equipado com dois motores elétricos no eixo traseiro (efeito vectorização de binário), que produzem um máximo de 680 cv (500 kW) e 900 Nm, o suficiente garantir velocidade máxima de 250 km/h e menos de 4 segundos de 0 a 100 km/h.

A bateria de 62,4 kWh está associada a uma célula de combustível de 95 kW. Os depósitos de hidrogénio, com capacidade de 4,2 kg, demoram apenas 5 minutos para carregar.

Veja ainda:

A marca anuncia mais de 600 km de autonomia, sendo que as duas fontes de energia podem ser usadas em simultâneo ou de forma independente de acordo com as exigências do momento.

O objetivo da Hyundai era o de criar um carro desportivo moderno e capaz de um desempenho dinâmico de referência, juntamente com um estilo inspirado no Hyundai Pony Coupe de 1974, desenhado por Giorgetto Giugiaro.

Contudo, o estilo lembra também modelos como o Delorean, o Lancia 037 ou mesmo o Audi Quattro S1. Formas quadradas com destacados vincos e um conjunto realmente agressivo que poderia facilmente passar por um carro de rali.

Para já, o Vision N 74 não passa disso mesmo, de uma “visão” do futuro, mas claramente uma declaração de intenções, de um desportivo alimentado a hidrogénio.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas