Sociedade Comercial C. Santos promove ação de dádiva de sangue

Contributo para a chamada de atenção da importância da dádiva regular de sangue como forma de tratar doentes e salvar vidas

0 aos 100 18/04/2022 Noticias

A Sociedade Comercial C. Santos promove uma ação de dádiva de sangue nas instalações-sede da empresa, na Maia-Aeroporto. A iniciativa está marcada para a tarde de 20 de abril e ocorre em parceria com o Instituto Português de Sangue e da Transplantação – Centro de Sangue e Transplantação do Porto (IPST – CSTP).

Sob o mote “Dar Energia à Vida”, esta ação é aberta a todos os interessados, bastando para tal efetuar a marcação em https://www.soccsantos.pt/dadivasangue/ e escolher a preferência de horário na tarde de 20 de abril.

O número de dadores de sangue no país diminuiu em 30% (uma redução de 82 558 dadores, de 217 159 para 188 601) entre 2011 e 2020. O número absoluto de dádivas cai na mesma ordem de grandeza, de 410 889 em 2011 para 287 958 em 2020. A situação atual não é crítica, uma vez que as necessidades também têm vindo a diminuir fruto da otimização da utilização da transfusão. No entanto é objetivo do IPST encontrar estratégias para fidelizar os que estão disponíveis para doar.

Veja ainda:

Com a ação de dádiva de sangue que vai levar a cabo na tarde 20 de abril, a Sociedade Comercial C. Santos pretende que os seus colaboradores, clientes, embaixadores e parceiros contribuam para esta nobre causa.

Informações importantes para a dádiva de sangue

 Quais as condições para dar sangue?

Ter entre 18 e 65 anos de idade (o limite para a primeira dádiva são 60 anos) e um peso mínimo de 50kg.

 De quanto em quanto tempo posso dar sangue?

Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses.

Quanto tempo demora a dádiva?

O processo de doação de sangue leva cerca de 30 minutos, aqui incluindo a inscrição, a consulta, a dádiva e a refeição final (a dádiva de sangue em si demora entre 5 e 7 minutos).

E a vacina para a Covid-19?

Os dadores que foram vacinados para a Covid-19 não estão impedidos de dar sangue nem têm qualquer período de suspensão.

Tive Covid-19. Qual o período de espera para poder dar sangue?

Quem esteve infetado com Covid-19 pode dar sangue ao 15º dia pós-sintomas.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador
Pub