Audi consegue produzir 60 litros de gasolina sem petróleo

Objetivo a longo prazo é utilizar apenas fontes renováveis no seu fabrico

0 aos 100 09/03/2018 Curiosidades

A Audi produziu os primeiros 60 litros de e-gasolina, utilizando para isso "apenas" água e dióxido de carbono (CO2) extraído do ar e um toque de energia eléctrica renovável. Será que vamos abastecer os nossos carros com gasolinas produzidas em laboratório? Este projeto tem futuro?

O novo projecto da Audi para combustíveis sintéticos, aqui em associação com a Global Bioenergies, significa um passo em frente após o e-diesel e o e-gás, e pressupõe a produção, em pequenas quantidades, do e-gasolina.

Os 60 litros de "e-gasolina" produzidos é o maior lote deste tipo de combustível sintético "já produzido", que é uma quantidade suficiente para começar a realizar os primeiros testes nos motores.

Segundo a Audi, com este combustível será avaliado o comportamento da combustão e emissão de combustível renovável em motores de testes.

Como combustível sintético de "alta pureza com muito boas propriedades antidetonantes”, a "e-gasolina" oferece a possibilidade de aumentar "ainda mais compressão do motor" e assim aumentar a eficiência.

A e-gasolina da Audi é essencialmente um líquido iso octânico e é produzido de biomassa num processo com dois passos: no primeiro passo, a Global Bioenergies produz isobutano gasoso (C4H8) num fábrica de demonstração.

No segundo passo, o Centro de Processos Biotecnológicos utiliza hidrogénio como complemento para transformar o resultado em iso octanas (C8H18).O combustível, que tem um indíce de 100 octanas, está livre de benzina e de enxofre e não emite muitos poluentes quando está a ser queimado.

Relacionadas:

O próximo passo passa por utilizar apenas fontes renováveis no seu fabrico, ou seja, modificar o processo de produção para que não seja necessária biomassa e que o CO2 e o hidrogénio produzidos a partir de fontes renováveis ​​sejam elementos suficientes.

O e-diesel também faz parte do catálogo de “e-combustíveis” da Audi; com a Sunfire. Os planos passam pela construção de uma fábrica capaz de produzir 400.000 litros de e-diesel por ano.

Deixe o seu comentário