A Mercedes-Benz apresentou a “Digital Light”, uma tecnologia de faróis dotados de iluminação digital de alta definição que permite projetar símbolos na estrada. Por exemplo, se os sensores identificarem peões à beira da estrada, os faróis conseguem projetar um sinal de passadeira a indicar que o peão pode atravessar a estrada. O sinal de stop, aviso de neve, sinal de obras ou um simples “smile”, são outros dos símbolos que podem ser projetados.
Esta tecnologia, com uma resolução superior a 2 milhões de pixéis e particularmente útil na condução noturna, estará inicialmente disponível no recentemente apresentado Mercedes-Maybach Classe S, o mais luxuoso dos Classe S, chegando depois a outros modelos.
“O Digital Light não cria apenas a condição ideal de luz para cada situação, ele também aumenta o suporte visual das nossas assistências de condução”, explicou o responsável de pesquisa e desenvolvimento do fabricante germânico, Ola Kallenius.
Relacionadas:
- C300de e E300de, os híbridos Diesel de ligar à tomada da Mercedes
- Mercedes regista novas denominações. Vem aí um AMG S73
- Novo Classe A já tem preços
- E300d substitui 250d e terá 245cv
Esta tecnologia recorre a mais de um milhão de “micro-espelhos” por farol. Recorrendo a sensores e câmaras, mas também a algoritmos desenvolvidos pela Mercedes-Benz, estes novos faróis conseguem identificar a presença de outros elementos na estrada e adaptar a distribuição da luz às condições ambiente, evitando o encadeamento.
O objetivo é também orientar e assistir o condutor de forma objetiva em situações críticas como, por exemplo, durante a passagem do veículo por troços de estrada em obras.
Além disso, será possível projetar traços de luz na estrada na eventualidade de ausência das marcas rodoviárias. Os sistemas digitais de iluminação também poderão projetar mensagens de luz na estrada como setas de direção ou avisos.
No futuro, através da estratégia “Digital Light”, o veículo também poderá comunicar com outros utentes da via: por exemplo, poderão ser projetados símbolos ou passadeiras para os pedestres.
Deixe o seu comentário