Nova asa do Lexus LC foi inspirada nos aviões a jato

Longa e esguia, a nova asa do LC tem quase 2 metros de largura

0 aos 100 07/02/2022 Noticias

O desportivo da Lexus, o LC, passa agora a contar, em opção, com uma nova asa traseira de polímero sintético reforçada com fibra de carbono, desenvolvida em conjunto com o campeão de corridas japonês Yoshihide Muroya, o vencedor do Red Bull Air Race World Championship de 2017.

Esta asa leve, bastante rígida e elegante maximiza o desempenho aerodinâmico e promete tornar a condução mais ágil. O design inspira-se nos vórtices da extremidade das asas que influenciam o design das “winglets” nos aviões a jato.

Yoshiaki Ito, piloto mestre Takumi da Lexus refere: “As winglets aguçaram a dinâmica do LC, sem usar força descendente de arrasto, o que resulta num melhor desempenho, sem sacrifícios”.

A solução resulta da análise realizada pelos engenheiros da Lexus durante os exigentes voos de teste com Yoshihide Muroya, nomeadamente na redução do arrasto das asas do seu avião e os vórtices associados, normalmente problemáticos.

No túnel de vento Lexus, os engenheiros descobriram que a dinâmica do veículo no solo poderia ser melhorada virando a asa de cabeça para baixo, adicionando “winglets”.

Depois de concluídos os testes de computador e no túnel de vento, a Lexus começou a trabalhar na produção de um protótipo em alumínio, que, tal como as asas do avião de Yoshi, foi posteriormente produzido num polímero sintético reforçado em fibra de carbono (CFRC). Laminado em fibra de carbono e resina epóxi com núcleo oco, depois de cozido em autoclave, a textura tecida é visível através do acabamento lacado. Longa e esguia, a nova asa do LC tem quase 2 metros de largura, mas é muito duradoura e resistente.

O spoiler da asa traseira em fibra de carbono está disponível em exclusivo no novo programa Lexus Bespoke Build programme. O veículo será construído por uma equipa da elite composta por mestres artesãos ‘Takumi’ da Lexus na lendária fábrica Lexus em Motomachi, a mesma onde foi construído o supercarro LFA. 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída