Toyota mostra nova máquina para o WRC, o Yaris Rally1

Nova temporada inicia a era dos carros de ralis eletrificados

0 aos 100 20/01/2022 Desporto

O GR Yaris Rally1 é a nova “arma” da Toyota para a nova temporada do WRC (Campeonato Mundial de Ralis), a primeira dos WRC’s eletrificados, substituído o campeão em título Yaris WRC.

Os novos carros Rally1, categoria que substitui os WRC, apresentam inúmeras diferenças em relação aos anteriores. A principal diferença reside no facto de, pela primeira vez, passarem a ser eletrificados com a tecnologia híbrida. A unidade híbrida em cada carro é composta por uma bateria de 3,9kWh e uma unidade motor-gerador (MGU) que fornece uma potência adicional, em aceleração, de 100 kW (134 cv).

No GR Yaris Rally1, o motor-gerador elétrico é combinado com o motor turbo de 1,6 litros do Yaris WRC para uma potência combinada de mais de 500 cv.

Outras transformações exigidas pelos regulamentos incluem uma aerodinâmica menos complexa, o regresso a uma transmissão mecânica e à remoção do diferencial ativo central.

Veja ainda:

A formação de pilotos sofreu também alterações. Sébastien Ogier deixa de ter Julien Ingrassia como navegador e passa a contar com Benjamin Veillas no Yaris que vai conduzir em apenas algumas provas.

O Yaris Rally1 será partilhado com Esapekka Lappi. A Toyota terá um quarto GR Yaris Rally1 inscrito para disputar a época completa numa equipa satélite com Takamoto Katsuta (Aaron Johnston).

De resto, os titulares em toda a temporada serão Elfyn Evans (Scott Martin) e o jovem Kalle Rovanpera (Jonne Halttunen).

A estreia das novas máquinas está marcada para a noite desta quinta-feira, 20 de janeiro, com a primeira especial do Rali de Monte Carlo.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub