É oficial: Sony vai produzir carros elétricos

Apresentado protótipo que pode antecipar rival para o Tesla Model Y

0 aos 100 09/01/2022 Noticias

A Sony confirmou planos para entrar no mundo dos carros eléctricos com a criação de uma nova empresa, a Sony Mobility Inc.. O anúncio foi feito pelo CEO e presidente, Kenichiro Yoshida, na apresentação do protótipo do futuro SUV elétrico – o Vision-S 02.

«Com a nossa imaginação, o 5G e as tecnologias de entretenimento combinadas com a nossa mestria de conteúdo, acreditamos que a Sony tem tudo para, enquanto empresa de entretenimento criativo, redefinir a mobilidade», afirmou Kenichiro Yoshida, citado pelo The Guardian.

Com 4,90 metros de comprimento, 1,93 m largura e 1,65 m de altura (dimensões semelhantes às do Tesla Model Y), o segundo protótipo automóvel da Sony tem lotação para até sete ocupantes, e está assente na mesma plataforma da berlina e também na configuração de dois motores com 200kW/272 cv, um por cada eixo.

Veja ainda:

No habitáculo, destaque para os ecrãs multimédia nos encostos de cabeça dianteiros, ecrã tátil ao longo de todo o tablier e sistema de som 360 Reality Audio.

De acordo com a marca, o Vision recorre a 5G e IA para introduzir "um novo formato" de mobilidade, com funcionalidades como operação remota, sensores ToF que autenticam os condutores e monitorizam os passageiros e a integração de um serviço de vídeo digital, Bravia Core for Vision-S e dos jogos PlayStation em streaming ou através de uma ligação remota à consola de casa.

O Vision-S 02, assim como da berlina Vision-S 01, poderá vir a ser fabricado pela Magna Steyr na Áustria, a partir de 2024. A empresa, que tem trabalhado em conjunto com a Sony no desenvolvimento dos protótipos, produz atualmente modelos como o Mercedes Classe G, os Jaguar I-Pace e E-Pace, os BMW Z4 e Toyota GR Supra e BMW Serie 5.

A Sony, contudo, não é a única gigante tecnológica que pretende entrar nos carros elétricos. A Apple é uma das empresas que tem vindo a trabalhar nessa possibilidade. Em setembro, o grupo chinês Xiaomi anunciou a criação de uma subsidiária, a Xiaomi Auto, para entrar nos carros elétricos, com o primeiro modelo previsto para 2024.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Pub
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador