O primeiro dia do ano traz as habituais subidas de preços. Inspeção automóvel, portagens, IUC, ISV, a juntar-se aos combustíveis, tudo fica mais caro no novo ano, especialmente quando se trata de condutores e automóvel.
Inspeção automóvel:
- O preço da inspeção obrigatória de automóveis ligeiros aumenta para 31,80 euros e o de pesados para 47,59 euros. O aumento tem por base a última atualização do INE da taxa de inflação (sem habitação), com uma taxa de variação média anual (sem habitação) de 0,99%.
- Já a tarifa base da reinspeção de inspeções aumenta para 7,97 euros, a atribuição ou reposição de matrícula para 79,37 euros, a extraordinária para 111,01 euros e a emissão de segunda via da ficha/certificado de inspeção para 2,99 euros.
Portagens:
- O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, tendo em conta a taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro, divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
- A Brisa Concessão Rodoviária anunciou que 28 das 93 taxas de portagem aplicadas na classe 1 vão aumentar este ano, justificando a subida com a taxa de inflação homóloga.
- Os principais percursos em longa de distância com aumentos serão a A2, entre Lisboa e Algarve, com mais 0,35 euros, A1, entre Lisboa e Porto, com mais 0,20 euros, e A6, entre Marateca e Caia, também com mais 0,20 euros.
- Entre os principais percursos urbanos com elevada frequência de automobilistas, o maior aumento será na A3, entre Porto e Valença, que passará a custar mais 0,25 euros.
- O sublanço entre Maia e Santo Tirso, na A3, a A5, Lisboa e Cascais, e a A4, entre Porto e Amarante, terão uma atualização de 0,05 euros.
Veja ainda:
Combustíveis:
- O adicional à taxa do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) para a gasolina e gasóleo – que o consumidor paga de cada vez que vai atestar o depósito do carro - vai continuar em vigor no próximo ano, no montante de 0,007 euros por litro para a gasolina e de 0,0035 euros por litro para o gasóleo rodoviário e para o gasóleo colorido e marcado.
Impostos automóvel:
- Tanto o ISV (Imposto Sobre Veículos) como o IUC (Imposto Único de Circulação) são aumentados na mesma proporção da taxa de inflação prevista para 2022, de 0,9%.
- No ISV, não existem quaisquer alterações no número de escalões e mantêm-se as tabelas da componente ambiental conforme a norma de emissões seja NEDC (mais antiga) ou a WLTP (mais recente e baseada nos testes de homologação mais recentes).
- Quanto ao IUC, conhecido como o antigo "selo do carro", cai a isenção do pagamento do imposto para os veículos entre 1981 e 1989 com cilindrada até 1000 centímetros cúbicos a gasolina ou até 1500 centímetros cúbicos a gasóleo.
Deixe o seu comentário