Nissan revela protótipo de veículo lunar

Protótipo foi desenvolvido com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão

0 aos 100 04/12/2021 Noticias

A Nissan revelou o protótipo de um veículo lunar desenvolvido em conjunto com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA).

As duas partes trabalham em conjunto desde janeiro de 2020 no desenvolvimento da capacidade de progressão dos veículos lunares, mais conhecidos como "rovers", nas exigentes condições que irão enfrentar.

Um veículo lunar deve ser capaz de progredir nos pisos de pó, rochosos e ondulantes da Lua e ser eficiente em termos energéticos, já que as fontes de energia para veículos operacionais no espaço são limitadas.

A pesquisa da Nissan aplica a tecnologia de controlo dos motores do LEAF, assim como da do controlo de precisão das rodas designada por e-4ORCE, que está presente no SUV Ariya.

Veja ainda:

A referida tecnologia e-4ORCE controla com precisão as quatro rodas de forma independente, tendo sido «importada» para o referido protótipo desenvolvido com a JAXA de modo a melhorar a tração em condições adversas e em terrenos mais arenosos. Esse controlo minimiza a patinagem de cada roda face às diferentes condições de aderência.

Com esta investigação conjunta, a Nissan pretende contribuir para a evolução da tecnologia ligada aos automóveis e à exploração espacial, partilhando o «know-how» adquirido para o desenvolvimento de veículos-teste cada vez mais avançados.

O Diretor do Centro de Inovação de Exploração Espacial da JAXA, Ikkoh Funaki, afirma que, "ao realizar pesquisas com a Nissan, que tem experiência em tecnologias eletrificadas, esperamos aplicar os conhecimentos adquiridos ao desenvolvimento de rovers lunares de maior desempenho".

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Kauai N-Line. Quando a irreverência enche (ainda mais) as medidas
Pub