Campeonato de surf limpa praias de Matosinhos com apoio da Soc. Com. C. Santos

Iniciativa pretende chamar à atenção para a ameaça do lixo marinho e as boas práticas para a sua prevenção

0 aos 100 18/11/2021 Noticias

A Matosinhos Surf School Cup 2021, competição de escolas de surf que vai passar por várias praias do concelho até 5 de dezembro, com nova etapa já este domingo (dia 21), tem uma iniciativa de recolha de lixo nos areais por onde a competição passa.  “Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa” é o nome da ação promovida por Câmara Municipal de Matosinhos, Associação de Escolas de Surf de Portugal e Sociedade Comercial C. Santos.

O objetivo desta iniciativa para recolha de lixo nas praias é contribuir para o esforço de sensibilização para a redução do desperdício. Promover a literacia sobre os oceanos e a necessidade urgente de proteção e preservação dos mares é outra razão-chave da ação “Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa”.

Esta recolha de materiais não biodegradáveis nos areais das praias onde a competição vai realizar-se tem um forte lado comunitário, pelo que é fortemente encorajado pela organização que essa recolha seja feita em equipas de amigos, familiares e, até, colegas de trabalho. Cada equipa transportará o seu saco, que é colocado num espaço reservado para o efeito.

Mais do que a recolha do lixo neste momento, a iniciativa “Matosinhos recolhe e transforma. Praia limpa” pretende chamar à atenção das populações para a ameaça do lixo marinho e as boas práticas para a sua prevenção. Além de convidar quem passar pelas praias da Matosinhos Surf School Cup 2021 a recolher resíduos em sacos disponibilizados para o efeito, o objetivo da Câmara Municipal de Matosinhos, da Associação de Escolas de Surf de Portugal e da Sociedade Comercial C. Santos é passar informação de sensibilização para a urgência de ter comportamentos sustentáveis no dia a dia, em nome da proteção ambiental do nosso planeta.

Veja ainda:

Formato inovador em Portugal

A Matosinhos Surf School Cup tem um formato de competição em estafeta, inovador em Portugal e que se inspira no da tradicional Aloha Cup, da ISA – Associação Internacional de Surf, com cada escola estará representada por uma equipa mista de cinco elementos (treinador e quatro alunos). Cada provas coroa uma escola de surf vencedora, sendo que no final de todas as etapas, se irá atribuir o título de escola de surf campeã do concelho de Matosinhos.

A Matosinhos Surf School Cup é promovida pela Câmara Municipal de Matosinhos, organizado pela Associação de Escolas de Surf de Portugal, contando com os patrocínios da APDL, Deeply, Sociedade Comercial C. Santos e Matosinhos Sport. 

Calendário Matosinhos Surf School Cup:

  • Praia do Cabo do Mundo | 17 outubro – já realizado
  • Praia Pedras do Corgo | adiado
  • Praia da Agudela | adiado
  • Praia do Aterro | 21 novembro
  • Praia de Matosinhos | 05 dezembro

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador