O que liga a Soc. Com. C. Santos e a Mercedes-Benz às ondas da Nazaré?

É no Porto de Abrigo da Nazaré que se encontra o Mercedes-EQ Lounge, um projeto focado na sustentabilidade

0 aos 100 15/11/2021 Noticias

A Sociedade Comercial C. Santos levou um grupo de convidados ao Mercedes-EQ Lounge na Nazaré, um projeto focado na sustentabilidade, com uma forte ligação ao oceano e a um dos maiores palcos mundiais do surf de ondas gigantes.

O espaço, que acolhe iniciativas, debates e eventos ligados ao tema do ambiente e da sustentabilidade, é um exemplo de "autosustentável", contando com painéis fotovoltaicos e recorrendo a baterias em fim de vida de automóveis da marca alemã para acumular a energia.

“Reciclar e reutilizar foram conceitos presentes em todo processo de seleção de materiais necessários ao restauro do edifício e à sua decoração”, refere a Sociedade Comercial C. Santos.

Nas paredes e bancos de suporte, nas mesas, cadeiras e elementos que delimitam a área de jardim, nas portas, portadas e janelas no interior, tudo foi construído com recurso a materiais reciclados a partir da construção original, do princípio do século passado, ou provenientes da comunidade piscatória.

Desde as madeiras que serviram para a construção de embarcações, restos de cabos náuticos que deram à costa, madeiras provenientes de plantações de florestas sustentáveis, até à cortiça, a solução mais ecológica de revestimento/isolamento, utilizada a nível arquitetónico, que compõe os jardins verdes verticais, tudo remete para o forte conceito de sustentabilidade.

Energia renovável

A componente energética concebida para todas as necessidades atuais e futuras, privilegia a utilização de energias renováveis. As águas quentes sanitárias são também asseguradas pelos painéis fotovoltaicos. O aquecimento do interior está a cargo de uma salamandra e o abastecimento de água às zonas técnicas e para a rega é proveniente do reaproveitamento das águas pluviais.

De referir ainda que, toda a área está preparada para que seja possível (numa fase posterior) a instalação de uma estação biológica de tratamento de águas cinzentas - águas estas produzidas pelo edifício.

O Mercedes-EQ Lounge conta também com quatro postos de carregamento para automóveis elétricos, que se assumem como um marco importante para o fomento da mobilidade neutra em CO2. O caminho para a neutralidade carbónica coloca um conjunto significativo de desafios e oportunidades à sociedade.

Veja ainda:

No Mercedes-EQ Lounge é possível observar todo o circuito elétrico proveniente da reutilização de uma bateria de uma das primeiras unidades do modelo Classe B elétrico, que permite agora armazenar a energia captada pelos painéis fotovoltaicos.

Estratégia de sustentabilidade: Ambition 2039

No âmbito da iniciativa Ambition 2039, a Mercedes-Benz está a avançar no processo de transformação o sentido da neutralidade carbónica com um pacote de medidas implementadas em toda a sua cadeia de valor. No que ao produto diz respeito, a marca trabalha no sentido de oferecer um portfolio de novos modelos de veículos neutros em emissões de carbono em menos de 20 anos.

Já em 2030, pretende que mais de 50% dos veículos ligeiros de passageiros vendidos sejam modelos equipados com cadeias cinemáticas elétricas (100% elétricos e híbridos plug-in).

Depois do EQA, lançado em abril, e do EQS, que chegou em outubro, a Mercedes-EQ conta com três modelos 100% elétricos (os dois modelos juntaram-se ao EQC).

 Em 2022, chegarão o EQB e o EQE. A marca irá também continuar a expandir a sua ampla e atrativa gama de produtos xEV (elétricos e híbridos plug-in) através do lançamento de um total de 30 versões híbridas plug-in até ao final de 2021.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador