A Audi reagiu à fuga das primeiras imagens do novo A6 e divulgou as imagens oficiais da oitava geração do modelo, que tem estreia marcada para o Salão de Genebra. Chega na primavera.
Sem esconder a inspiração nos recentemente apresentados A8 e A7 Sportback, com os quais partilha a plataforma, o novo A6 é 7 milímetros mais comprido, 12 mm mais largo e 2 mm mais alto que a anterior geração. Com um coeficiente aerodinâmico de 0.24 (atualmente 0.26), o novo A6 conta com tecnologias como o Audi Connect Key, que permite abrir o veículo a partir do telemóvel (Android), até 5 dispositivos diferentes.
O interior, decalcado do A7 Sportback, distingue-se pela orientação das linhas na horizontal. Mas o que mais se destaca é a forma como as informações são oferecidas ao condutor, com a projeção no ecrã a acompanhar os três ecrãs, um dedicado ao painel de instrumentos e dois na consola central para o infotainment e funções do carro.
Veja ainda:
- Chegaram os Audi A4 e A5 a gás natural. Conheça os preços
- Tudo o que precisa saber sobre o novo Audi A7 Sportback
- Audi promete lançar um carro a cada três semanas em 2018
- Mercedes-Benz: E300d substitui 250d e terá 245cv
Além disso, surge logo abaixo, onde antes se encontrada o conhecido comando rotativo da Audi, um novo MMI Touch Responsive, que permite escrever e conta já com feedback háptico e acústico para tornar mais intuitiva a sua utilização.
Numa fase inicial, a gama será composta por três motores, um a gasolina e três a gasóleo. Todos recorrem à caixa automática, tração integral (pelo menos no início) e à tecnologia microhíbrida, ou seja, um sistema elétrico de 48 volts, estreado com o Q7 e também já utilizado no novo A8.
Recorrendo a uma bateria para armazenar energia obtida nas travagens, esta força adicional é posteriormente utilizada nos momentos de arranque, com a Audi a garantir que isto irá permitir poupar 0.7l/100km.
Inicialmente estarão disponíveis um V6 a gasolina e Diesel de 340 e 286cv, respetivamente, para em junho estrear o V6 45 TDi de 231cv e o quatro cilindros 40 TDi de 204cv.
Outro dos principais destaques na mecânica é o eixo traseiro direcional, com o Dynamic All-Wheel Steering a poder mover as rodas posteriores num ângulo de 5º. Abaixo dos 60 km/h elas movem-se em sentido contrário da dianteira para garantir maior agilidade em ambiente urbano, e a velocidades superiores seguem no mesmo sentido para um comportamento mais preciso.
Entre os sistemas de segurança, destaque para o Audi AI remote parking pilot (de auxílio ao estacionamento, que pode recorrer a um app para o smartphone) e para o sistema de cruise control adaptativo, com deteção de engarrafamentos, e semiautónomo (de nível 3).
Deixe o seu comentário