A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) confirmou ao Polígrafo do Sapo os locais onde vão estar os primeiros radares que controlam a velocidade média que os veículos entre dois pontos da estrada.
Os novos equipamentos, que vão calcular se veículos andaram mais depressa do que o permitido ao longo de um trajeto, já estão em teste na Ponte Vasco da Gama, e vão estender-se a vários pontos críticos da sinistralidade nas estradas portuguesas e, de acordo com o Polígrafo do Sapo, já estão definidos os locais.
A lista foi publicada numa infografia partilhada no Facebook e, segundo fonte da ANSR, "os locais indicados nas legendas do mapa correspondem aos locais previstos para a instalação dos Locais de Controlo de Velocidade (LCV)”.
A ANSR adianta ainda que "na instalação dos LCV não serão utilizados pórticos, mas sim colunas", negando as notícias de alegadas camaras posicionadas em viadutos ou nos pórticos das SCUT, por exemplo.
Os dez radares estarão em rotatividade entre 20 locais. Desta forma o condutor não saberá qual o local que tem o radar ativo, mas será avisado por um novo sinal de trânsito: o H24, que indica a aproximação de uma zona de velocidade média controlada.
Os vários distritos e estradas que vão receber os 10 novos radares de controlo de velocidade média são:
- Setúbal (EN10, EN378, EN4, EN5 e IC1)
- Lisboa (A9, EN10, EN6-7 e IC19)
- Coimbra (A1 e EN109)
- Évora (A6 e IP2)
- Beja (EN206 e IC1)
- Faro (EN398)
- Santarém (A1)
- Castelo Branco (IC8)
- Aveiro (A41)
- Porto (A3).
Deixe o seu comentário