O primeiro Mégane elétrico é um modelo a meio caminho entre uma berlina e um SUV. Trata-se do Mégane E-Tech Electric, que chega a Portugal em março do próximo ano. Os preços deverão oscilar entre os 40 e os 45 mil euros.
O novo modelo tem 4,21 metros de comprimento e apresenta-se como um cruzamento entre um Mégane e um Captur, uma vez que é mais elevado que uma berlina familiar compacta (1,50 metros) e apresenta uma silhueta próxima de um SUV. É, de resto, o primeiro modelo de produção da Renault a adotar o novo logótipo da marca francesa.
O interior também é novo e conta com painel de instrumentos digital em forma de L invertido, denominado OpenR, que engloba a instrumentação com 12,3 polegadas, que se junta a um ecrã tátil na vertical com 12 polegadas nas versões mais equipadas.
Estão disponíveis duas motorizações, com 130 cv (e 250 Nm) e 218 cv (e 300 Nm), e duas baterias, de 40 e 60 kWh, que garantem autonomias de até 300 km e 470 km, respetivamente.
A plataforma é a mesma do Nissan Ariya, embora adaptada ao menor tamanho e peso deste Renault, que tem 4,21 metros e 1.624 kg.
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A tração é sempre dianteira e, com o motor mais potente, é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,4 segundos. A velocidade máxima é autolimitada em 160 km/h.
A bateria tem 8 anos de garantia e caso se detriore abaixo dos 70% a marca efetuará a sua substituição sem custos associados. Permite carregamentos AC até 22 kW e DC até 130 kW (em meia hora é possível carregar o equivalente a 300 km de autonomia). Numa wallbox de 7,4 kW carrega na totalidade em 8 horas.
Entre os detalhes inovadores, destaca-se um sistema especial de acesso à bateria para bombeiros. Em caso de incêndio, a Renault garante que com esta escotilha o fogo pode ser apagado nos acumuladores em 5 minutos, em comparação com o normal de uma a três horas.
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