Criadores do Pac-Man vão dar novos sons aos elétricos da Nissan

Nissan Qashqai será um dos primeiros modelos a adotar os novos sons

0 aos 100 01/08/2021 Curiosidades

A Nissan fez uma parceria com a Bandai Namco, criadora do mítico Pac-Man (quando era apenas a Namco) ou a saga Street Fighter. O objetivo? Simples: melhorar aqueles bip’s irritantes que nos lembram de algo importante quando estamos no interior de um veículo.

Segundo a empresa japonesa, os carros elétricos comunicam com as pessoas e transmitem informações da mesma forma que os videojogos: por meio de sons intuitivos. É por isso que consideram importante melhorar essa linguagem não verbal e fazer com que os modelos elétricos da Nissan tenham mais personalidade e carácter.

Veja ainda:

A Bandai Namco pretende alcançar isso graças aos seus designers de som de videojogo, começando com o Qashqai europeu, o Rogue e o Pathfinder, além do Note comercializado no Japão.

A partir do segundo minuto do vídeo abaixo pode escutar as mudanças nos diferentes sons acústicos: agora são menos estridentes e irritantes (especialmente porque não soam mais como o despertador).

Um dos designers de som, Minamo Takahashi, foi o compositor da banda sonora de Tekken 3: "Existem dois tipos de som num jogo: um cria a visão de mundo da história e expressa como ela se desenrola; o outro é funcional e absolutamente vital para jogar porque dão feedback ou avisam do perigo ", explica.

De acordo com Takahashi, assim como os sons dos jogos, os alertas do interior do veículo devem transmitir informações importantes sem distrair o motorista.

Mas por mais realistas que os videojogos se tenham tornado, o designer acredita que ainda há uma grande diferença em fazer sons que funcionem no mundo real. E para que esses alertas não sejam confundidos com os sons do rádio, a Nissan colocou um novo autofalante otimizado próximo do condutor.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador