296 GTB, o regresso dos motores V6 à Ferrari

Os motores V6 estão de regresso à Ferrari, com um Gran Turismo Berlinetta com 2.9 de cilindrada e com motor de seis cilindros, o primeiro desde o Dino

0 aos 100 27/06/2021 Noticias

“O Ferrari mais divertido de conduzir”. É assim que a Ferrari apresenta o 296 GTB, o novo desportivo de dois lugares e motor central, que tem a particularidade de estrear uma mecânica V6 híbrida Plug-in em lugar dos tradicionais V8 e V12 do fabricante italiano. É, de resto, o primeiro Ferrari V6 da era moderna, desde o Dino.

O novo desportivo, posicionado entre o F8 Tributo e o SF90 Stradale, conjuga os préstimos de um motor a gasolina com 663 cv de potência (mais pequeno e 30 kg mais leve que o V8 4.0) e um motor elétrico de 167 cv e 315 Nm – ambos posicionados no eixo traseiro -, para uma potência combinada de 830 cv às 8000 rpm e 740 Nm às 6250 rpm.

Em termos práticos, o 296 anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos (números alinhados com os do F8) e 0-200 km/h em 7,3 segundos (0,5 segundos mais rápido que o Tributo). A velocidade de ponta é de 330 km/h.

O 296 GTB recorre à mesma transmissão de dupla embraiagem de oito velocidades do SF90 Stradale/Spider, Roma e Portofino M. O motor elétrico é alimentado por uma bateria de 7,45 kWh que lhe permite uma autonomia, em modo elétrico, de 25 km (a uma velocidade máxima de 135 km/h).

Veja ainda:

Por dentro, o conceito adotado no 296 GTB é de minimalista e sem grande ecrãs e botões, destacando-se, em particular, um “mannetino” que permite escolher entre os modos eDrive, Hybrid, Performance e Qualify.

Tem uma relação de potência/cilindrada de 218 cv/l e um peso de 1470 kg, o que representa apenas mais 35 kg que o F8 Tributo e mais 75 kg que o concorrente McLaren Artura.

O novo 296 GTB está disponível com um pack opcional Assetto Fiorano, que inclui elementos em fibra de carbono, um vidro traseiro Lexan (15 kg mais leve), amortecedores otimizados para pista Multimatic e decoração exterior especial inspirada no 250 LM.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída
Pub