O Toyota Mirai percorreu mais de 1000 km - exatamente 1003 quilómetros -, sem parar, num roteiro composto apenas por estradas públicas, a sul de Paris e nas zonas de Loir-et-Cher e Indre-et-Loire. O registo permite ao Mirai destronar o Hyundai Nexo, que fez 887,5 km sem reabastecer.
O hidrogénio verde foi o combustível utilizado para bater o recorde, registando um consumo médio de 0.55 kg/100km – o Mirai pode armazenar até 5.6 kg de hidrogénio.
Veja ainda:
- Toyota desenvolve motor de combustão alimentado a hidrogénio
- Governo quer 50 a 100 postos de hidrogénio até 2030
- Renault lança Kangoo e Master a hidrogénio
O modelo elétrico de segunda geração a pilha de combustível (Fuel Cell) da Toyota anuncia autonomia muito inferior (cerca de 650 km), permitindo reabastecimentos em menos de 5 minutos num posto de abastecimento de 700 bar.
Curiosamente, de acordo com a Toyota, o recorde de 1003 quilómetros de distância de condução “não obrigou a nenhuma técnica especial que não possa ser utilizada pelos condutores no quotidiano”.
Em Portugal, o Mirai já pode ser encomendado, com as primeiras entregas previstas para setembro. Os preços começam nos 67.856 euros. Para as empresas serão 55.168 euros + IVA, já que o imposto é dedutível a 100%.
Deixe o seu comentário