Hyundai bate pela segunda vez recorde de condução a hidrogénio

Nexo possui uma autonomia de 666 quilómetros (WLTP) e um tempo de reabastecimento de três a cinco minutos

0 aos 100 25/05/2021 Noticias

O Hyundai Nexo bateu o recorde mundial que já lhe pertencia, para a maior distância percorrida por um veículo movido a hidrogénio com apenas um depósito.

A viagem completa, cumprindo 887,5 quilómetros sem paragens para abastecer, definiu um novo máximo, demonstrando o enorme potencial do hidrogénio enquanto fonte de combustível limpa. Superou o anterior recorde, de 778 quilómetros.

O modelo de fábrica anuncia autonomia de 666 quilómetros (e um tempo de reabastecimento de três a cinco minutos), mas o veículo conduzido pelo piloto de ralis australiano da Hyundai, Brendan Reeves, superou largamente o valor de homologação.

Veja ainda:

Depois de percorrer 807 quilómetros focado na eficiência do veículo, Reeves chegou a Broken Hill ainda com o computador de bordo do automóvel a mostrar uma elevada margem de autonomia.

A viagem teve uma duração de 13 horas e seis minutos, a uma velocidade média de 66,9 quilómetros por hora. O alerta de baixo nível de combustível do Hyundai NEXO acendeu primeiro aos 686 quilómetros, com mais de 200 quilómetros de alcance a partir daquele ponto. A luz de combustível começou a piscar após 796 quilómetros, com 90 quilómetros de autonomia restante.

Durante a viagem, o Hyundai NEXO consumiu um total de 6,27 quilogramas de hidrogénio, a uma taxa de 0,706 quilogramas por cada 100 quilómetros.

O veículo purificou 449.100 litros de ar durante a viagem – o suficiente para 33 adultos respirarem por dia – e o seu tubo de escape de plástico emitiu apenas água em forma de vapor e gotículas durante a viagem.

O NEXO não emitiu CO2 ao longo de todo o percurso, enquanto um veículo com motor de combustão interna standard teria emitido cerca de 126 quilogramas de CO2 na mesma distância.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!