Vai a Espanha? Há novos limites de velocidade de 30 km/h nas vias urbanas

Medida afetará 70% das ruas do país vizinho

0 aos 100 11/05/2021 Noticias

Entrou em vigor esta terça-feira, 11 de maio, em Espanha, o limite de velocidade de 30 km/h nas vias urbanas com uma faixa por cada sentido de trânsito, uma medida que afeta 60 a 70% das ruas do país.

As alterações também incluem o limite de velocidade nas áreas urbanas de 20 km/h em vias com uma única faixa partilhada por veículos e peões e de 50 km/h em vias com duas ou mais faixas em cada direção.

Segundo a DGT, a Direção-Geral de Trânsito espanhola, os novos limites de velocidade destinam-se principalmente a “acalmar” o tráfego, embora tenha também como objetivo a redução do ruído e da poluição, além de garantir a coexistência segura entre veículos e utilizadores vulneráveis (peões, bicicletas, motociclos e ciclomotores).

Esta alteração dos regulamentos responde a uma exigência das autarquias, muitas das quais já tinha optado para se tornarem “cidades 30“, sendo agora aplicado a todos os municípios em Espanha.

Veja ainda:

A velocidade de 30 km/h em ruas urbanas com apenas uma faixa por sentido garante, segundo a DGT, que os veículos possam reagir a tempo no caso de aparecer de forma inesperada um peão, uma bicicleta ou no caso de alguém abrir inesperadamente a porta de um carro.

"A 50Km/hora em 80 a 90% dos casos a pessoa atropelada morre, enquanto à velocidade de 30km/hora essa percentagem diminui substancialmente para 10%", explicou o ministro da Administração Interna, Fernando Grande Marlaska na apresentação do projeto.

As novas regras compreendem multas que podem ir até aos 600 euros e seis pontos, se a velocidade for superior a 81 km/hora.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV