O novo motor 1.5 BlueHDi, que substitui as versões mais potentes do 1.6 HDi, recentemente estreado no 308, terá sido o último motor Diesel desenvolvido pelo Grupo PSA, dona da Peugeot, Citroen, DS e Opel.
A informação foi adiantada por Patrice Marez, responsável pelos propulsores no Grupo PSA, em declarações à revista francesa "L’Auto Journal": "Se falamos de motores totalmente novos, então a resposta é sim: o 1.5 BlueHDi foi o último Diesel da PSA…".
Relacionadas:
- Mazda prepara um motor a gasolina tão limpo como um elétrico
- Será este o novo Peugeot 508?
- Europeus ainda acreditam nos motores a gasolina e diesel
- Renault desenvolve motor Diesel de 200 cv
- Porsche Cayenne e Panamera sem diesel
Obviamente que o Grupo PSA não vai deixar de produzir motores Diesel (muito pelo contrário) e o novo 1.5 BlueHDi terá ainda vários anos pela frente, mas este é mais um sinal das mudanças que se assiste na indústria automóvel, que passará pelo fim dos motores de combustão, nomeadamente os Diesel, para uma forte aposta nos motores elétricos.
Para já o que se verifica é o desaparecimento dos motores Diesel nos modelos ditos utilitários, que no caso da Peugeot e Citroen começou com o fim do motor 1.4 HDi e que se seguirá pelo fim dos motores Diesel nos modelos compactos, no 208 e 2008.
Deixe o seu comentário