Yamaha desenvolve motor para hipercarros elétricos

Yamaha já está a aceitar encomendas por parte de fabricantes de automóveis

0 aos 100 13/04/2021 Noticias

A Yamaha apresentou um motor elétrico capaz de debitar uma potência de até 350 kW (o equivalente a cerca de 475cv) destinado ao desenvolvimento e produção de hipercarros elétricos. 

O motor, que não se destina a uma possível entrada da Yamaha na produção automóvel, tem uma voltagem de 800 V e integra a engrenagem e o inversor numa só unidade. O motor síncrono de íman permanente interior (IPMSM) é arrefecido a óleo.

A Yamaha apresentou configurações adicionais em plataforma de skate com dois motores elétricos para 700 kW (938 cv) de potência e com três para 1.050 kW (1.408 cv).

Além disso, mostrou uma aplicação real com quatro motores para impressionantes 1.400 kW (1.877 cv) de potência, o que demonstra a versatilidade das plataformas elétricas em comparação aos carros tradicionais com motores à combustão e permite a criação de supercarros e hipercarros elétricos com relativa facilidade.

A marca acrescenta ainda que já está a aceitar encomendas para protótipos por parte de fabricantes de automóveis e outras indústrias que utilizam motores elétricos de alto desempenho.

Esta divisão de motores da Yamaha já forneceu unidades, no passado, a marcas como a Ford, a Lotus, a Toyota e a Volvo. Entre 1989 e 1997 a marca nipónica desenvolveu até motores para a Fórmula 1

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!