Citroen C5 X, a reinvenção da berlina, agora SUV

Novo C5 X procura combinar a elegância de uma berlina, a versatilidade de uma carrinha e a postura sobrelevada de um SUV.

0 aos 100 12/04/2021 Noticias

O novo C5 é um "três em um": uma berlina, uma carrinha e um SUV. Com lançamento previsto para a segunda metado do ano, o C5 X mistura elementos de vários estilos de carroçaria, seguindo as últimas tendências, à semelhança do que acontece com o novo C4.

O C5 X tem 4805 mm de comprimento, 1865 mm de largura, 1485 mm de altura e 2785 mm de distância entre eixos (mais 30 cm e 6 cm, respetivamente, do que SUV C5 Aircross), aproximando-se mais das dimensões do Peugeot 508.

Utiliza a plataforma modular EMP2, partilhada com o DS 4 e com Peugeot 308, oferecendo uma bagageira com 545 litros de capacidade (valor entre os 487 litros do 508 e os 580 do C5 Aircross), extensível a 1640 litros com o rebatimento da fila de bancos posterior.

No lançamento, o C5 X estará disponível com uma versão híbrida plug-in, com 225 cv que conjuga um motor 1.6 Puretech de quatro cilindros turbo a gasolina com 180 cv e um motor elétrico de 109 cv. Alimentado por uma bateria de 13,2 kWh de capacidade, proporciona mais de 50 km de autonomia em modo elétrico (no qual fica limitado a uma velocidade máxima de 135 km/h).

Veja ainda:

A gama incluirá versões convencionais a gasolina 1.6 Puretech com 180 cv e 1.2 Puretech de três cilindros turbo com 130 cv, ficando as opções a gasóleo de fora (ainda não confirmado oficialmente).

Efeito tapete voador

A suspensão Citroën Advanced Comfort do C5 X foi concebida para recriar o efeito de tapete voador de alguns modelos icónicos da Citroën como o DS e o CX, por exemplo, sendo capaz de superar todos os obstáculos, como buracos na estrada, passeios ou lombas.

Conta com três níveis de atuação, sendo que na versão híbrida plug-in, o sistema de controlo da suspensão conta ainda com os Batentes Hidráulicos Progressivos, outra tecnologia patenteada pela marca francesa, para oferecer um nível de conforto e serenidade a bordo, verdadeiramente superior.

A juntar a isso encontram-se os bancos Advanced Comfort do C5 X que, segundo a Citroen, permitem que "os condutores se sintam como se estivessem em suas casas, nas suas salas de estar".

"O conforto dinâmico e postural é oferecido por uma napa de alta densidade e por uma mousse, espessa e estruturada, que permite aos ocupantes sentirem-se relaxados, mesmo após as viagens mais longas", explica a marca francesa.

"Com o C5 X queremos dar uma resposta emocional e racional aos clientes do segmento D que procuram modernidade, requinte, conforto e versatilidade. Com a sua silhueta única, o seu conforto superior, a sua motorização híbrida ‘plug-in’ e as suas inovações, o C5 X oferece prazer e serenidade na mais pura tradição Citroën", explicou Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!