As denominações, designações dos motores e emblemas dos futuros modelos da Opel vão ser substituídos por códigos iQR. A próxima geração do Astra, a ser apresentada no final deste ano, será o primeiro modelo a incluir um código iQR.
A nova tecnologia também abre novas possibilidades de comunicação mais acessíveis e mais humanizadas. Por exemplo, os utilizadores da via, como os peões, podem ler os códigos de cada modelo Opel através dos seus telemóveis, e contactarem directamente o condutor.
Mensagens de texto, de voz e de imagens serão transmitidas no sistema de infoentretenimento da viatura. Dar passagem a outra pessoa ou a um veículo, ou dizer que aquele Opel tem um estilo incrível no código iQR são alguns dos exemplos.
Veja ainda:
- É assim a frente dos próximos Opel
- Opel Mokka-e: 136cv e 322 km de autonomia
- Opel Corsa-e com 330 km de autonomia
- Raríssimo Opel Corsa GT de 1987 descoberto no Porto
No futuro, esses códigos poderão tornar-se numa ferramenta multifunções virtual, para todos os processos inerentes à utilização de um automóvel.
Informações de pagamento da reparação de uma viatura poderão ser guardadas no código iQR, permitindo a uma oficina autorizada lê-las e debitá-las directamente na conta bancária do proprietário do veículo. E há ainda a possibilidade de esse pagamento poder realizar-se com criptomoedas como as bitcoins.
O fabricante alemão está convicto de que a transparência da comunicação entre os vários utilizadores da via vai permitir novas e criativas formas de interação. "Os códigos iQR da Opel trazem, consigo, um nível totalmente novo de conetividade e harmonia para o quotidiano do tráfego nas estradas", refere a Opel em comunicado.
Deixe o seu comentário