'QR Code’ em vez de letras: Opel digitaliza designações dos modelos

Tecnologia vai permitir utilizadores da estrada poderem comunicar diretamente com os condutores.

0 aos 100 03/04/2021 Noticias

As denominações, designações dos motores e emblemas dos futuros modelos da Opel vão ser substituídos por códigos iQR. A próxima geração do Astra, a ser apresentada no final deste ano, será o primeiro modelo a incluir um código iQR.

A nova tecnologia também abre novas possibilidades de comunicação mais acessíveis e mais humanizadas. Por exemplo, os utilizadores da via, como os peões, podem ler os códigos de cada modelo Opel através dos seus telemóveis, e contactarem directamente o condutor. 

Mensagens de texto, de voz e de imagens serão transmitidas no sistema de infoentretenimento da viatura. Dar passagem a outra pessoa ou a um veículo, ou dizer que aquele Opel tem um estilo incrível no código iQR são alguns dos exemplos. 

Veja ainda:

No futuro, esses códigos poderão tornar-se numa ferramenta multifunções virtual, para todos os processos inerentes à utilização de um automóvel. 

Informações de pagamento da reparação de uma viatura poderão ser guardadas no código iQR, permitindo a uma oficina autorizada lê-las e debitá-las directamente na conta bancária do proprietário do veículo. E há ainda a possibilidade de esse pagamento poder realizar-se com criptomoedas como as bitcoins

O fabricante alemão está convicto de que a transparência da comunicação entre os vários utilizadores da via vai permitir novas e criativas formas de interação. "Os códigos iQR da Opel trazem, consigo, um nível totalmente novo de conetividade e harmonia para o quotidiano do tráfego nas estradas", refere a Opel em comunicado.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional