Portugal candidato a fábrica de baterias da Volkswagen

Volkswagen anunciou a construção de seis giga fábricas de baterias para carros elétricos

0 aos 100 15/03/2021 Noticias

Portugal poderá estar na "corrida" a uma das seis giga fábricas de baterias para carros elétricos que a Volkswagen pretende construir na Europa até 2030.

O grupo alemão quer ter seis fábricas, cada uma com uma capacidade produtiva anual de 40 GWh, havendo três países na corrida para a unidade pensada para a parte ocidental do continente: Portugal, Espanha e França.

As primeiras fábricas serão erguidas na cidade sueca de Skellefteå, e em Salzgitter, na Alemanha. Posteriormente, "queremos abrir a terceira em Espanha, Portugal, ou França", anunciou o diretor técnico do grupo, Thomas Schmall.

O anúncio foi feito no primeiro Power Day do grupo Volkswagen e são parte da estratégia para ganhar quota nos veículos elétricos através de tecnologia de baterias. 

Herbert Diess afirmou que “a e-mobilidade ganhou a corrida. É a única solução para reduzir rapidamente as emissões. E, por isso, é um pilar chave para a Volkswagen na sua estratégia futuro, sendo nosso objetivo assegurar a pole position na escalagem global das baterias”

Veja ainda:

A Volkswagen pretende também reduzir os preços das baterias "em até 50%", graças a um único modelo para 80% de seus carros e a vastas economias de escala.

“Vamos reduzir o custo dos sistemas (de baterias) para valores abaixo de 100 euros por quilowatt-hora. Algo que tornará a e-mobilidade acessível e a tecnologia elétrica dominante”, referiu Thomas Schmall, Membro do Conselho de Tecnologia do Grupo Volkswagen.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional