Porsche Taycan Cross Turismo já deu 25 voltas ao mundo

Apresentação oficial está marcada para o próximo dia 4 de março

0 aos 100 24/02/2021 Noticias

O Porsche Taycan Cross Turismo está prestes a completar os seus testes de desenvolvimento. O extenso programa teve lugar em circuitos como Nürburgring Nordschleife e Hockenheim (ambos na Alemanha), assim como em outros complexos de testes espalhados pelo mundo – incluindo na cidade de Nardò, no sul de Itália. Adicionalmente, o Cross Turismo foi também posto à prova fora de estrada no sul de França e nos Pirenéus. Ao todo, os protótipos do Cross Turismo já realizaram 998.361 quilómetros de testes, o equivalente à circum-navegação do globo quase 25 vezes – medidas no equador.

Paralelamente, um Taycan Cross Turismo camuflado tem estado em testes com a imprensa desde o início do ano. Em apenas seis semanas, este protótipo visitou os cinco maiores mercados: EUA, Reino Unido, Noruega, Holanda e Alemanha.

A nova variante apresenta todos os atributos do Taycan, como uma elevada performance e extensa autonomia. O chassis com tração integral e suspensão pneumática tem regulação da altura ao solo.

Veja ainda:

A Porsche também anuncia mais espaço para a cabeça dos passageiros dos lugares traseiros e maior capacidade para armazenamento de objetos na bagageira. Além de um novo sistema de transporte traseiro de bicicletas, desenhado pela Porsche para este modelo, e que foi também alvo de rigorosos programas de testes em estradas com mau piso e em condução dinâmica.

“Durante o desenvolvimento do Cross Turismo, claro que utilizámos a experiência obtida com o Taycan. O maior desafio foi combinar os requisitos de caráter desportivo com as capacidades fora de estrada,” enfatiza o Vice President Model Line, Stefan Weckbach, que considera esta versão de "uma espécie de canivete suíço com jantes até 21 polegadas”.

Os intensivos testes são também realizados em laboratórios e em rolos e incluem o desenvolvimento e validação do design aerodinâmico. O Cross Turismo enfrentou a tempestade do túnel de vento durante cerca de 325 horas. 

A Porsche ainda não adiantou detalhes sobre a mecânica, mas deverá contar com as mesmas soluções da berlina Taycan, com uma versão de tração traseira de apenas um motor de 408 ou 476 cv (Performance Battery Plus) como acesso à gama, seguido das versões de tração integral com dois motores 4S com 530, Turbo com 680 cv e Turbo S com até 761 cv em “overboost”.

Fala-se, de resto, que o Taycan Cross Turismo custará cerca de 6.000 euros mais que o Taycan normal equivalente, com a versão de acesso a arrancar ligeuramente abaixo dos 100.000 euros em Portugal.

Além do Cross Turismo, a Porsche vai lançar a variante da carrinha normal, Taycan Sport Turismo, com menos altura ao solo e visual menos “aventureiro”.

A estreia mundial e digital do primeiro Cross Utility Vehicle elétrico da Porsche terá lugar no próximo dia 4 de março às 15:00 horas (GMT) e será transmitida em newstv.porsche.com.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional