Os preços dos combustíveis vão voltar a subir a partir da próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, prevendo-se aumentos de até 2 cêntimos para o gasolina e gasóleo.
Segundo o «Jornal de Negócios», o preço da gasolina 95 deverá subir para os 1,515 euros por litro, o que representa um aumento de 2 cêntimos por litro, um novo máximo desde a semana de 24 de fevereiro do ano passado.
Já o gasóleo simples tem margem para uma subida entre os 1,5 e os 2 cêntimos por litro, para os 1,340 euros. A confirmar-se, este aumento será a terceira subida semanal do gasóleo.
Os combustíveis estão a subir há 15 semanas consecutivas, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste período, a gasolina 95 subiu 11,5 cêntimos por litro e o gasóleo valorizou cerca de 15 cêntimos por litro.
Veja ainda:
Os dois combustíveis custam agora o mesmo que em março do ano passado, mês em que foi decretado o início da pandemia de covid-19.
Os dados da DGEG mostram que o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal custa atualmente 1,539 euros enquanto o do gasóleo vale 1,396 euros. As cotações podem no entanto variar nos postos de abastecimento.
24 cêntimos mais caro que em Espanha
No último boletim da Comissão Europeia, Portugal encontra-se em sétimo lugar entre os países com a gasolina e o gasóleo mais caros dos 28 países da União Europeia, 12 cêntimos acima da média europeia e 24 cêntimos mais cara do que em Espanha.
Deixe o seu comentário