A Citroen confirmou o lançamento em Portugal para o segundo semestre do AMI, o pequeno elétrico de 2,41 metros de comprimento, com dois lugares e uma velocidade limitada a 45 km/h.
Ao ser considerado um quadriciclo (velocidade limitada a 45 km/h), não será necessário carta de condução B para conduzir o AMI. Isto significa que, em Portugal, poderá ser adquirido por jovens a partir dos 16 anos de idade.
Veja ainda:
- Esta é a nova 'cara' do Citroen C3
- Citroën Ami, o elétrico de 6.900 euros
- Citroen desiste do C-Elysée e e-Méhari
O motor elétrico de 8,2 cavalos de potência é alimentado por uma bateria de 5,5 kWh, capaz de proporcionar uma autonomia de até 75 km. O carregamento na rede doméstica demora três horas (0-100%), mas poderá ser inferior em postos públicos, exceto nos rápidos.
O AMI tem como curiosidade o facto de te portas que abrem-se de um modo simétrico: antagónico do lado do condutor e de forma clássica do lado do acompanhante. "Deste modo, assegurou-se um acesso simples e confortável a bordo, sem a necessidade de forçar posturas para ocupar o assento", explica a Citroen. As duas janelas laterais fixas, semi-basculantes, seguem a mesma lógica.
Os preços ainda não foram anunciados - falou-se inicialmente em 6.990 euros para as versões de acesso. Os clientes particulares deverão ter à disposição uma modalidade de 'renting' com uma entrada e “rendas” mensais.
Deixe o seu comentário