Elétricos da Toyota vão chamar-se BZ

Nova gama vai estrear tecnologia de baterias de estado sólido, capazes de carregar 500 km em menos de 15 minutos

0 aos 100 19/12/2020 Noticias

A futura gama de modelos elétricos da Toyota, que será composta por 40 veículos elétricos novos até 2025, vai chamar-se BZ, acrónimo de “Beyond Zero”.

O primeiro modelo será um SUV elétrico que chega já, em 2021, mas já estão registados pelo menos 10 nomes.

São eles: Toyota BZ1, Toyota BZ2, Toyota BZ3, Toyota BZ4, Toyota BZ5, Toyota BZ1X, Toyota BZ2X, Toyota BZ3X, Toyota BZ4X e Toyota BZ5X. Ao que tudo indica, os modelos terminados em “X” serão crossovers e SUV’s.

Feitos a partir da plataforma eletrificada e-TNGA, a gama de modelos BZ deverá ser produzida essencialmente no Japão e na China, estendendo-se depois aos modelos produtos na Europa.

Veja ainda:

A plataforma e-TNGA permitirá mecânicas de tração dianteira, traseira ou às quatro rodas e com uma ampla gama de capacidades de bateria e motor elétrico para se adequar a vários tipos de veículos e finalidades.

Esta gama de modelos elétricos vai ainda marcar a estreia da tecnologia de baterias de estado sólido, que permitirão conjuntos de baterias mais compactos e mais leves, além de carregamentos mais rápidos, falando-se em cerca de 500 km de carga em menos de 15 minutos.

“Nos próximos meses, será apresentado o primeiro modelo - um SUV de tamanho médio totalmente novo. A versatilidade e flexibilidade da tecnologia e-TNGA permite-nos projetar e criar veículos que não sejam apenas 100% elétricos, mas também automóveis com uma condução envolvente e com design atraente”, explicou o diretor adjunto, da Fábrica ZEV da Toyota Motor Corporation, Koji Toyoshima.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ao volante do Hyundai Kauai Hybrid. Inteligência funcional
Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!