Chegou o novo Volkswagen Polo GTI

É a quinta geração do pequeno desportivo alemão, agora com o mesmo motor do Golf GTi

0 aos 100 05/02/2018 Noticias

Muito aguardado como sempre, o novo Polo GTI já chegou a Portugal e já está à venda. 200 cavalos de emoções fortes, 237 km/h e consumos moderados são algumas das características desta quinta geração do pequeno desportivo.

O motor TSI de 2.0 litros do novo GTI debita 200 cavalos (mais 8cv em relação ao bloco 1.8 TSi do modelo anterior), tem um binário máximo de 320 Nm, acelera dos 0 aos 100 km/h em 6,7 segundos e chega aos 237 km/h de velocidade máxima. Muito interessantes, estes números!

O modelo, agora proposto com caixa manual de 6 velocidades ou automática de dupla embraiagem e 6 velocidades, conta de série com jantes em liga leve de 17 polegadas Milton Keys, suspensão desportiva, inserções decorativas “Vermelho Velvet”, carregamento por indução e diferencial eletrónico XDS.

O Active Info Display, suspensão Sport Select e jantes em liga leve de 18 polegadas Brescia fazem parte da lista de opcionais

O Polo GTI, com consumos referidos pela Volkswagen de 5,9 litros aos cem, já está venda em Portugal. Equipado com caixa DSG é proposto a partir de 32.391 euros.

História GTI – do Polo GT até ao Polo GTI

Quatro décadas dinâmicas

O Polo alargou a oferta com a versão Gran Turismo – GT – há quatro décadas. Na fase inicial não incluía a letra “I” de “Injeção”. Mas a dinâmica desportiva sempre foi indissociável do ADN desta gama. A história das versões desportivas do Polo começou em 1979, com o primeiro GT. Esta versão de 60 cv era a mais potente da primeira geração do Polo, e já nessa altura exibia a lendária faixa vermelha na grelha do radiador. Em 1985, a Volkswagen apresentou uma nova versão do ícone GT, baseada no Polo da segunda geração. Para transferir os seus75 cv –potência elevada para um pequeno utilitário, há mais de 30 anos – de forma segura à estrada, a segunda geração do Polo GT era proposta com um chassis desportivo e repartição da travagem.

A sobrealimentação chega pela primeira vez em 1987

O potente Polo GT G40, de 1987, já oferecia 115 cv e atingia uma velocidade máxima de quase 200 km/h. Um dos destaques técnicos de propulsão era um “G-Lader”, um compressor em espiral desenvolvido pela Volkswagen, que desempenhava a função de um turbocompressor e, nessa altura, também equipava os modelos Golf e Corrado. Em 1991 foi desenvolvido um segundo G40, baseado na terceira geração do Polo. Já equipado com um catalisador, desenvolvia uma potência de 113 cv e atingia uma velocidade máxima de 196 km/h.

Primeiro Polo GTI foi estreado em 1998

O primeiro Polo GTI, desenvolvido com base na terceira geração do Polo, chegou ao mercado em 1998, com uma potência de 120 cv. Em 2006, o potente GTI de 150 cv, baseado na quarta geração do Polo, era equipado, pela primeira vez, com um motor sobrealimentado. Também a partir de 2006 é oferecida uma versão de 180 cv, o Polo GTI Cup Edition, derivada da versão de competição do ADAC Volkswagen Polo Cup. [Interlúdio: 2012 foi um dos anos mais emocionantes em relação às versões desportivas do Polo. Foi o ano de estreia do Polo BlueGT de 140 cv, com um eficiente motor de quatro cilindros que oferecia, pela primeira vez, a gestão ativa dos cilindros (ACT). Ainda em 2012, entrava em cena o Polo R WCR, limitado a 2500 unidades. O Polo mais potente até ao momento (220 cv) derivava diretamente da versão de competição que ganhou quatro títulos no Mundial de Ralis WRC até 2016.] De volta ao Polo GTI: em 2010, o GTI da quinta geração do Polo manteve os 180 cv, antes da potência aumentar para os 192 cv, em 2014. Agora, em 2017, o Polo GTI chegou à barreira simbólica dos 200 cv.

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