Porsche 919 Street, o hiperdesportivo que nunca viu a luz do dia

Porsche revelou os detalhes sobre o projeto do 919 de estrada, que acabou por não se concretizar

0 aos 100 12/11/2020 Noticias

O Porsche 919 Street é um dos projetos "Porsche Unseen", uma série de protótipos que nunca chegaram a ver a luz do dia. Juntamente a este 919 de estrada foi desvendado um monovolume elétric e um speedster inspirado no Porsche 550-1500 RS Spyder. Estarão todos em exibição no Museu Porsche a partir do próximo ano e um novo livro explica em profundidade o seu projeto e desenvolvimento, assim como a sua inspiração estética. 

Como todos os outros desportivos, foi projetado pelo Porsche Design Studio em Weissach, o principal centro de desenvolvimento da Porsche. A proximidade do estúdio de design com os engenheiros e departamentos técnicos da marca não é acidental, é necessária para que ambos os elementos do processo de desenvolvimento do automóvel funcionem em perfeita sintonia. Após o projeto computadorizado, numa fase posterior de projeto, modelos físicos de carros em escala 1: 1 são construídos e, em alguns casos, até modelos 100% funcionais.

Veja ainda:

No caso do 919 Street, um modelo de argila em escala 1: 1 foi construído e equipado com painéis da carroçaria, óticas, pneus e outros elementos de estrada, mas não chassis ou mecânica.

O 919 Street partilha dimensões - milímetro a milímetro - com o modelo de competição 919 e pretendia levar o desempenho e a dinâmica do 919 para as estradas, como aconteceu no passado com o 911 GT1 ou o Mercedes-Benz CLK GTR, por exemplo.

As linhas do carro de competição foram ligeiramente suavizadas, mas mantendo uma aerodinâmica de competição, com a característica barbatana central, cavas das rodas projetadas para máxima aerodinâmica e uma traseira onde as ópticas LED remete para outros carros da marca.

A mecânica teria sido o mesmo motor híbrido de 900 cv, embora adaptado à utilização em estrada. Combina um motor turbo 2.0 V4 de 500 cv com um potente motor elétrico de 300 cv e um sistema de recuperação de energia KERS.

É uma pena que a Porsche nunca venda um carro como o 919 Street, mas sonhar é de "borla" e, graças a estas imagens, ficamos todos a saber que a Porsche também sonhou com um carro de corrida com permissão para circular na estrada.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva
DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente