Os motores de 6 cilindros em linha estão na moda e já não são exclusividade da BMW. Construtores como Mercedes-Benz ou Jaguar Land Rover regressaram a este tipo de configurações, sendo agora a Mazda quem confirmou o lançamento de motores 6 em linha a diesel e gasolina. O objetivo? Subir um degrau em desempenho e imagem, aproveitando o lançamento do próximo Mazda6, que terá tração traseira e posicionamento mais Premium.
Esta nova família de motores é concebida como uma nova geração de mecânicas Skyactiv, aproveitando as melhorias e soluções aplicadas a estes motores para subir um patamar no desempenho, criando uma mecânica de 6 cilindros que a marca japonesa não conhecia na sua gama até à data.
Agora, a Mazda, sem adiantar detalhes e sem entrar em dados específicos, libertou uma imagem destes motores de 6 cilindros em linha, e fez isso durante a apresentação dos resultados económicos do último trimestre.
Veja ainda:
- É assim o MX-30, o SUV elétrico da Mazda
- Mazda explica bateria do MX-30: uma bateria maior poluiria mais que um Diesel
- Mazda elimina os ecrãs táteis porque são potencialmente perigosos
- Novo Mazda3 estreia motor a gasolina 'revolucionário'
Sabe-se apenas que o lançamento está previsto para o final de 2022, em simultâneo com o novo Mazda6, que terá um posicionamento diferenciado, em estilo e mecânica, para atacar o mercado Premium, dominado pelos alemães.
Esta mecânica em linha de 6 cilindros terá uma posição longitudinal, utilizando tecnologia micro-híbrida de 48 volts, associada a transmissões automáticas e tração traseira ou total. Fala-se em cilindradas de 3,0 e 3,3 litros.
Os planos da Mazda apontam um bloco de 6 cilindros que será comercializado nas versões diesel e gasolina, o que é confirmado pela imagem adiantada. O que ainda não se sabe é se o motor também vai beneficiar do sistema Skyactiv-X, algo que pode ser fundamental para mercados como a Europa, devido aos seus benefícios na redução de emissões.
Deixe o seu comentário