Em Portugal, no segmento médio familiar, já é mais barato ter um elétrico do que um carro a gasóleo ou gasolina. Esta é uma das conclusões do Índice Anual Car Cost Index 2020, da empresa Leaseplan, numa análise que revela o custo real de ter um automóvel, incluindo combustível, depreciação, impostos, seguros e manutenção, em 18 países europeus.
Segundo o estudo, a poupança pode chegar aos 100 € mensais na utilização de um automóvel médio familiar elétrico (811 €) comparativamente ao de um Diesel (910 €) e ascende a 219 € para o alimentado a gasolina (1030 €).
No Car Cost Index 2020, os custos foram calculados em média durante os primeiros quatro anos de propriedade e pressupõem 30.000 km de condução por ano. Para efeitos do Índice, o "custo competitivo" é definido como: VE que não chegam a ser 5% mais caros do que os seus equivalentes ICE
Os resultados do estdudo referem, ainda, que Portugal ocupa o 10.º lugar entre os países envolvidos no estudo, no custo mensal de propriedade de um carro dos segmentos utilitário e pequeno utilitário: 651 € para os veículos a gasolina, 672 € para os Diesel e 686 € para os elétricos.
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O custo de ter carro na Europa pode variar até 453 € por mês (com a Suíça no topo com 926 € e a Hungria a ser o país em que é mais barato, com a propriedade um carro a custar 491 €/mês).
“A boa notícia é que os custos dos VE estão a baixar e estamos a assistir ao desenvolvimento de um forte mercado de VE em segunda mão para os VE de qualidade usados. A má notícia é que os governos não estão a fornecer as infraestruturas de carregamento necessárias para satisfazer a procura do mercado”, sublinha Tex Gunning, CEO da LeasePlan.
O estudo teve em conta dados de 18 países europeus, nomeadamente, Áustria, Bélgica, República Checa, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia, Suíça e Reino Unido.
Custo mensal total de propriedade para os segmentos utilitário e pequeno familiar, segundo o Car Cost Index 2020:
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