O grupo Volkswagen já encontrou a solução para evitar as pesadas multas europeias por excesso de CO2. O construtor alemão vai contar como seus os carros elétricos vendidos pela SAIC Motor, dona da MG, na Europa para alcançar a média de emissões de 95 g/km.
A medida permitirá ao Grupo Volkswagen beneficiar do bom arranque da comercialização da versão elétrica do MG ZS onde este já se encontra à venda, como França, Noruega e Reino Unido.
A verdade é que todos os grandes fabricantes estão debaixo de enorme pressão para cumprir a média de emissões de CO2 definida pela União Europeia para 2021, sendo que as emissões médias dos carros vendidos por cada fabricante não podem ultrapassar as 95 g/km de CO2.
Em 2020, os fabricantes terão que atingir essa média com 95% das suas vendas, e os modelos com as maiores emissões podem ficar de fora da equação. Este ano, cada carro elétrico e híbrido plug-in (menos de 50g/km CO2) contará o dobro e em 2021 terá um fator de 1,67.
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De recordar que 95 g/km de CO2 em média supõe um consumo médio de 4,1 l/100 km num carro a gasolina e 3,5 l/100 km num diesel. E a UE definiu uma multa de 95 euros por cada g/km acima dos 95 g/km por carro vendido. A multa pode ser uma antologia para quem ultrapassa os limites.
“É um seguro adicional devido à incerteza do mercado em relação à pandemia”, explicou um responsável da Volkswagen à AutomotiveNews. No entanto, a Volkswagen não quis adiantar detalhes sobre os custos desta operação.
A Volkswagen segue assim os passos da FCA, que contará para as suas vendas na Europa as da Tesla. Segundo o Financial Times, a operação custará algumas "centenas de milhões de euros".
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