A Daimler Trucks deu a conhecer o Mercedes-Benz eGenH2 Truck, o protótipo de um camião de longo curso a hidrogénio, que deverá chegar em 2025, com uma autonomia superior a 1000 km.
O eGenH2 Truck está a ser desenvolvido para disponibilizar as mesmas prestações de um Actros de longo curso em termos de tração, autonomia e rendimento. A versão de produção deste protótipo terá um peso bruto de 40 toneladas e uma carga útil de 25 toneladas.
Conta com dois depósitos especiais de hidrogénio líquido, com uma capacidade total de 80 quilos, e com um sistema de célula de combustível com uma capacidade nominal de 150 kW.
Veja ainda:
- Governo quer 50 a 100 postos de hidrogénio até 2030
- Galp vai abrir primeiro posto de hidrogénio em Portugal
- Renault lança Kangoo e Master a hidrogénio
A opção pelo hidrogénio líquido, armazenado a uma temperatura de -253ºC, é justificado pela Daimler Trucks porque oferece uma elevada densidade energética em comparação com o volume do hidrogénio em estado gasoso. Isto permite utilizar um depósito mais pequeno e aumentar a capacidade de carga.
O sistema é complementado por uma bateria com uma capacidade de 70 kWh, que serve de apoio ao sistema de célula de combustível, designadamente nas acelerações com carga ou em subidas pronunciadas, permitindo aumentar momentaneamente a potência máxima até aos 400 kW.
A mecânica integra ainda dois motores elétricos, disponibilizando cada um 230 kW de potência e um binário de 1577 Nm.
Deixe o seu comentário