Lamborghini Essenza SCV12: para as pistas e 40 afortunados

Hiperdesportivo exclusivo para circuito e fabricado em edição limitada a 40 unidades

0 aos 100 29/07/2020 Noticias

A Lamborghini desvendou a sua última máquina de sonho, o Essenza SCV12, simplesmente o modelo mais potente de sempre do construtor italiano. Tem uma produção limitada a 40 unidades e tem uma utilização exclusivamente para a pista.

Este hipercarro, descendente direto de icónicos modelos como o Diablo GTR ou o Murcielago GT1, surge equipado com o conhecido V12 atmosférico de 6,5 litros, com 830 cv, a funcionar em associação com uma nova caixa sequencial de seis velocidades da X-trac.

Beneficiando da experiência da equipa Squadra Corsa no desenvolvimento de GTs, o Essenza consegue uma “downforce” superior à de um GT3, no valor de 1200 kg a 250 km/h. A inspiração vem do Huracán GT3, com duas entradas de ar no capot, entrada de ar no tejadilho, lábio dianteiro proeminente e asas laterais que enviam o ar para as entradas laterais de forma a arrefecer o motor e a caixa.



A suspensão traseira tem uma configuração “push-rod” ligada diretamente à caixa de velocidades. As jantes são em magnésio de 19 e 20 polegadas com pneus lisos da Pirelli e travões da Brembo Motorsport especialmente desenvolvidos para o efeito.

O Essenza SCV12 apresenta uma potência específica de 1,66 cv/kg, graças a um chassis monobloco em fibra de carbono de nova geração, que não precisa de uma roll-cage interna. Apesar disso, este é o primeiro GT desenvolvido de acordo com as normas de segurança da FIA.



Visualmente, o Essenza apresenta semelhanças com o Sián e com Aventador SVJ Xago. No interior, há vários elementos em Alcantara, um volante multifunções com um ecrã de telemetria – ao estilo dos F1 – e bacquets em fibra de carbono.

Os clientes do Essenza SCV12 tornar-se-ão automaticamente membros de um clube exclusivo que lhes dará acesso a conduzir nalguns dos mais prestigiados circuitos do mundo. O programa inclui uma garagem num novo hangar construído para o efeito em Sant’Ágata Bolognese. Cada carro terá uma garagem personalizada, vigiada por câmaras que lhe permitirão monitorizar 24 horas por dia as instalações através de uma aplicação para o smartphone.

As instalações também albergam o «Lamborghini Squadra Corse Drivers Lab» que oferece programas de preparação física similares ao seguidos pelos pilotos oficiais da Lamborghini.

O calendário das referidas corridas arrancará em 2021. A assistência técnica será dada pela Squadra Corse com apoio do antigo piloto Emanuele Pirro (vencedor das 24H de Le Mans) e Marco Mapelli (piloto de fábrica da Squadra Corse).

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo