"Quanto custa participar no Dakar?" A questão surge sempre que se fala na competição rainha do todo o terreno. Quase nenhum piloto se sente confortável quando é questionado sobre os custos envolvidos na participação no rali mais duro do mundo, que desperta emoções desde 1979, antes em África e agora em terras sul-americanas.
Esta é uma questão a que todos os participantes fogem a sete pés. Quando questionados sobre valores acabam sempre por contornar o tema com respostas que são meio verdadeiras. Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que os valores são estimativas e que, embora exista uma base de partida, nunca existe um teto.
O mais barato é, obviamente, competir em quad ou moto. De qualquer forma não é barato: são precisos cerca de 15 mil euros apenas para a inscrição na competição.
Relacionadas:
- Dakar2019: mais areia em rali mais curto e com menos margem de erro
- Dakar2019: esperanças de um bom resultado estão nas motas
- Bolívia e Chile desistem do Dakar2019
No caso dos carros, condutor e navegador têm de pagar 11 mil euros cada; enquanto a inscrição do veículo custa algo como 13.300 euros. Um carro de apoio com condutor e dois mecânicos obriga o pagamento das taxas de cada elemento (8.700, 10.000 e 12.000 euros, respetivamente).
Esta taxa de inscrição inclui o transporte do veículo de barco (a viagem para Buenos Aires e do Chile para a Europa), direitos desportivos, assistência médica, espaço nos acampamentos e comida.
Contudo, o custo de inscrição quase não representa uma parte do orçamento, pois é necessário acrescentar a assistência mecânica, transportes, despesas de visto, telefones via satélite, combustível e, claro, compra ou aluguer do veículo.
Desta forma, um piloto que não luta pela vitória e quer participar com uma moto ou "moto4" precisa de pelo menos 80 mil euros para se juntar à aventura. E isto é só a base, já que os custos podem atingir valores estratosféricos...
Para participar de carro, então são precisos pelo menos 250 mil euros. E para fazê-lo com um camião a fasquia sobe para vcerca de meio milhão de euros.
Estes números são válidos apenas para pilotos amadores, que são a grande maioria nesta corrida. Geralmente o objetivo deles é terminar, e não vencer.
Deixe o seu comentário